Silicones

Selantes e suas designações na Construção Civil


Postada em 07/02/2018 às 16:20


Selantes são materiais impermeabilizantes utilizados na Construção Civil, há uma grande variedade de tipos de selantes, cada um deles tem a capacidade tem fornecer uma função distinta e campos de aplicações diferentes. Confira as descrições abaixo.

Mas afinal, o que é selante?

Selantes são materiais encontrados no mercado em forma de produto monocomponente e bicomponente, os quais polimerizam pela ação de agente endurecedor, também conhecido como catalisador. Em sua composição pode-se encontrar polímeros, cargas (fillers), pigmentos e aditivos modificadores de suas propriedades. É um material impermeabilizante usado de forma a selar as juntas de fachadas e pavimentos entre as mais variadades que garantem a estanqueidade e comportamento mecânico dos mesmos. Também é aplicado na recuperação de uma estrutura deteriorada, no preenchimento de fissuras de pequeno porte.

Em etapa de projeto é feita a escolha do tipo de selante a ser manipulado em obra de acordo com as especificações de cada edificação e o tipo de aplicação mais apropriado. Se tratando de juntas das fachadas, os tipos de selantes mais utilizado são:

• Poliuretanos: material que tem em sua base polímeros sintéticos, produzidos pela reação de poliol e isocianato.
• Silicones: composto por silício, os de cura neutra são os mais oportunos.
• Silicones híbridos: constituído por poliéster com terminações de silano.

A categorização de selantes vão de acordo com a capacidade de absorver as movimentações estruturais, ainda mais quando a fachada está submetida a agentes agressivos, como por exemplo, fachadas em frente ao mar. Há produtos desenvolvidos também para acabamentos de banheiros e cozinhas, e para vedações tanto de alumínio quanto de vidro.

O silicone acético é um material resistente ao surgimento de fungos e tende a permanecer flexível sem sofrer encolhimento ou descascamento. Resiste também aos contratempos como mudanças de cor e aparecimento de manchas, suporta também óleo quente, vapor e umidade, se classificando num produto duradouro.

Já as juntas de movimentação detém da funcionalidade de absorver deformações da estrutura e variações térmicas e higroscópicas dos materiais aplicados em uma fachada. As juntas são especificadas por serem brechas existentes nos revestimentos que são completadas com selantes, buscando atender as funções adiante:

• Bloquear a passagem de ar, água ou sólidos para a parte interna da edificação;
• Possibilitar as agitações de retração proporcionadas por hidratação do cimento, expansão, variação térmica, vibração etc.;
• Amenizar a transmissão de esforços ou tensões;
• Acondicionar pequenas alterações dimensionais toleradas em projeto;
• Acondicionar agitações de materiais de diversas naturezas;
• Possibilitar alternativas de planos de fachada;
• Evitar a intrusão de solos.

As juntas das fachadas tem por obrigação efetivar suas funções, lembrando que têm de estar presente no projeto as seguintes informações:

• Descrição das variedades de juntas a serem preenchidas com selantes;
• Dimensionamento das juntas, apresentando abertura e profundidade;
• Orientação do tipo de selante, de maneira que atenda às demandas impostas à junta – deve envolver a capacidade de agitação do selante, módulo de elasticidade, consistência, fator de forma, compatibilidade com o substrato e utilidade de primer;
• Denominação do corpo de apoio referente ao tipo, às dimensões e à localização;
• Designação de estratégia de preenchimento da junta – para obter a performance especificada e desejada, deve ser efetuado por mão de obra especializada, baseado nas especificações do produto.

Também encontra-se no mercado silicone para construção civil, que são consideradas do tipo multiuso. Este material é especificado como selante, claramente fabricado em silicone, com cura acética. Finalizando uma vulcanização a frio após contato com a umidade e a temperatura ambiente, se transforma em uma borracha extremamente resistente e aderente, podendo ser utilizada para vedações. O tempo de cura deste silicone, é determinado conforme a umidade e temperatura. Quanto maior forem as especificações, mais acelerado será o processo de cura.

Há diversas denominações sobre selantes, adesivos e silicones, no mercado. Abaixo está descrito algumas das opções:

- Adesivo de envidraçamento estrutural de silicone de cura acelerada

É um adesivo elastomérico de silicone de cura neutra de alta resistência, monocomponente, com características de cura acelerada que proporciona propriedades aperfeiçoadas de cura antecipada. É útil em aplicações estruturadas de fachadas de cortina de vidro. O material é fornecido como uma pasta que cura em uma borracha de silicone flexível e durável sob exposição à umidade atmosférica. Pode ser usado como um produto selante contra intempérie, quando o movimento esperado na junta não exceder sua capacidade de movimento, e também é útil em aplicações reforçadas de painel.

- Adesivo selante estrutural de silicone

É um adesivo/selante elastomérico de silicone, de duas partes, de alta resistência, para uso em aplicações de selagem industrial, especialmente na selagem de fabricação e reparos de sistemas tipo curtainwall (consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita composta por janelas simultâneas, sem afetar diretamente a estrutura), e módulos para sistemas unitizados ou em painéis. É indicado para uso de selagem hermética, quando o movimento esperado da junta não exceder a sua capacidade de movimentação, e também em selagens de proteção.

- Selante de silicone para juntas

É um selante de silicone de alta performance para proteção de juntas, fissuras e fixadores e substratos de telhados. Um vez curado, o selante forma uma barreira durável, respirável e impermeável altamente resistente à degradação por UV e exposição às intempéries.

- Primer para aplicação sobre coberturas asfálticas

Elastômero acrílico, monocomponente a base de água, para aplicação com spray, pincel ou rolo. Bloqueador de infiltração de asfalto, fornece uma membrana durável, respirável e flexível que ajuda a bloquear componentes asfálticos que podem descolorir as membranas de acabamento. É indicado para casos especiais em que o silicone disponível não apresenta (quando testados), níveis adequados de aderência a um determinado tipo de substrato, esse produto provoca reação química entre o substrato e o selante, agindo como promotor de aderência. Deve ser utilizado caso as possibilidades estejam esgotadas, pois sua aplicação carece de controle rigoroso e é tóxico. Quando utilizado em excesso, após a evaporação do solvente, gera uma faixa de pó esbranquiçado que prejudica a aderência do silicone.

Para descobrir o tipo mais apropriado de selante para a situação na qual você se encontra, é aconselhável sempre buscar ajuda de empresas especializadas em impermeabilização. Lembrem-se disto.