Drenagem

Por que a drenagem de solo é importante para a construção civil?


Postada em 03/04/2019 às 08:00


Necessária para evitar problemas como a instabilidade da escavação, entre outras funções

 

Por Cláudia Ferreira

 

Drenagem significa retirar ou escoar a água presente no local. Mas porque este tipo de aplicação é tão importante para uma obra? A drenagem de solo é necessária, pois quando a fundação de uma obra está para começar, o solo do terreno onde a construção será iniciada, pode estar encharcado ou com uma quantidade de água que ultrapassa a cota recomendada.

Isso se deve muitas vezes à presença de nascentes subterrâneas no local ou até tubulações de esgoto quebradas. Nesses casos, a drenagem de solo é essencial para evitar problemas com a instabilidade da escavação, o desmoronamento do talude, deslizamento de terra e o alagamento em centros urbanos.

Sem contar que a falta de drenagem também pode causar uma umidade excessiva e infiltrações em casas e edifícios. Ou seja, sem uma drenagem de solo adequada e com os produtos certos, começar uma construção, em alguns casos, torna-se totalmente inviável.

Para realizar uma drenagem de solo adequada, é preciso efetuar um estudo completo de topografia do terreno, que envolve: delimitar a drenagem afetada, descobrir a origem da água em excesso, realizar um levantamento acerca do lençol freático e do solo da área e verificar a elevação do terreno.

Tipos de drenagem

 

- Canais.

- Tubos.

- Valas.

- Fossos.

- Túneis.

 

Manta Geotêxtil Bidim GT

 

 

A linha de Geotêxteis Bidim GT foi desenvolvida para atender as necessidades de sua obra de drenagem, oferecendo melhor desempenho com a devida economia para o projeto. Um produto não tecido agulhado 100% poliéster, fabricado sob rigorosos padrões internacionais de qualidade e que possui certificado ISO 9001.

Utilização

 

- Drenagem

- Floreiras, jardins e áreas verdes.

- Muros de contenção.

- Camisa para tubo dreno.

- Proteção mecânica de geomembranas.

- Crua de concreto.

- Separação de solos.

- Recapeamento asfáltico.

 

O Geotêxtil Bidim pode ser aplicado em todos os tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas e possui alto grau de confiabilidade quanto ao seu desempenho, por se tratar de um produto contínuo e de características constantes.

Vantagens

Redução na espessura de sistemas drenantes, em relação a técnica convencional, com menor movimentação de terra e melhor aproveitamento do espaço disponível. Facilidade na instalação, reduzindo o tempo de custo de execução da obra. Redução da quantidade de material granual a ser utilizado, reduzindo o custo do transporte. Aumento da vida útil da estrutura e ajuda a preservar o meio ambiente.

Onde encontrar a Manta Geotêxtil Bidim GT?

A Geocontract, além de oferecer este produto de alta tecnologia, oferece os melhores preços e entrega a Manta Geotêxtil Bidim GT na sua obra, por toda Grande São Paulo. Empresa que está no mercado de distribuição de produtos técnicos para construção civil desde março de 2016 e que conta com profissionais experientes e totalmente especializados em diversos produtos técnicos, de qualidade comprovada, para todos os clientes. Acesse nosso site ou entre em contato!