Curiosidades

Grandes obras da engenharia civil no Brasil


Postada em 09/04/2019 às 08:00


Construção urbana, gerência de recursos prediais, orçamento e planejamento, hidráulica e recursos hídricos e mais

 

Por Cláudia Ferreira

 

A engenharia civil é uma das principais profissões especializadas e responsáveis em projetar, construir e melhorar infraestruturas na prática. Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais e corporativas como: casas, prédios, pontes, barragens, túneis, ferrovias, entre outras construções.

A engenharia civil também garante a inspeção, análise e manutenção para preservação das estruturas construídas, e com isso, abrange um campo de trabalho bastante diversificado, com possibilidades de atuação em frentes como:

 

- Empreiteiras;

- Mineradoras;

- Construtoras;

- Escritórios especializados;

- Consultorias;

- Serviço Público;

- Incorporadoras.

 

As grandes obras são divididas em categorias como: construção urbana, estruturas e fundações, gerência de recursos prediais, orçamento e planejamento, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e saneamento. Saiba mais sobre cada uma delas e veja alguns exemplos dessas grandes obras da engenharia civil:

Construção Urbana

 

 

Inspirado na fauna e na flora brasileiras, o Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, possui 15 mil m2 de área construída e tem como matéria-prima o concreto, que suporta a estrutura metálica da cobertura definida por uma grade estrutural triangular simétrica, tramada entre duas linhas geométricas retas externas, que percorrem 340 m. Um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e convivência.

Estruturas e Fundações

 

 

Construído no Brás – Centro Leste de São Paulo – a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus ou Templo de Salomão, teve uma obra de fundação e contenção de subsolos para o estacionamento que comporta até dois mil carros. Foram executadas estacas de hélice contínua de 90 cm até 120 cm de diâmetro e com profundidade de 20 m. Além de 6 mil m2 de parede diafragma com espessura de 50 cm.

Gerência de Recursos Prediais

Ramo onde o profissional é responsável por estabelecer os padrões de qualidade de uma obra. Fazendo um bom gerenciamento, os engenheiros civis conseguem aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos para manter em ordem a infraestrutura e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e espaço.

Orçamento e Planejamento

Área onde o profissional desenvolve uma visão sistêmica para o monitoramento de uma quantidade significativa de recursos financeiros e humanos, que envolvem:

 

- Suporte completo para participação da empresa em Licitações Públicas ou Privadas;

- Gestão de projetos e obras com o uso de softwares especializados;

- Levantamento e quantificação de Serviços e Projetos;

- Elaboração completa de orçamentos;

- Estudos de preços de vendas de obras;

- Elaboração de Planejamentos Físicos e Financeiros para Gerenciamento e Execução de Obras;

- Preparação de Propostas Técnicas e Comerciais para seus clientes finais;

- Análise de Viabilidade Técnica e Comercial de empreendimentos com definição de Índice de Viabilidade.

 

Hidráulica e Recursos Hídricos

 

 

Localizada no Rio Panamá, a construção do Complexo Hidroelétrico de Itaipu foi uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e é uma das maiores barragens do mundo. Para o projeto foram utilizadas cerca de 13 milhões de m3 de concreto e a intervenção de aproximadamente 40 mil operários.

Infraestrutura

 

 

Construída na Baía Guanabara, a Ponte Rio-Niterói ou Presidente Costa e Silva mede 13,29 km, sendo quase 8,83 km sobre a água e 72 m de altura em seu ponto mais alto. Assim que construída, foi considerada a terceira mais longa do mundo. Hoje, sua posição atual no ranking é 11° lugar. A ponte foi inaugurada no dia 5 de março de 1974 e, ao ter o acesso liberado para todos os veículos, às 6 horas da manhã, duas filas de veículos já esperavam para passar pela ponte recém-finalizada.

Saneamento

 

 

O Saneamento da Cidade e Baía do Panamá foi construído em 2013, onde o sistema de saneamento da capital com túnel interceptor e planta de tratamento de águas residuais, foi implementado, evitando que o esgoto chegue aos rios e a baía. Esta construção contribuiu para o acesso aos serviços de saneamento, limitou os riscos para a saúde pública e preservou a biodiversidade de uma área natural protegida.

Gostou de saber um pouco mais os tipos de grandes da engenharia civil? Então comente o que achou e continue nos acompanhando!