Dicas

3 dicas para restaurar casas antigas com problemas de umidade e rachaduras


Postada em 16/04/2019 às 08:00


Patologias muito comuns que podem acontecer por diversos motivos

 

Por Cláudia Ferreira

 

A umidade é um problema estrutural que provoca o acúmulo de água na região das paredes, teto ou solo, principalmente em época de muita chuva. Este tipo de umidade causa mofo, bolor, rachaduras e infiltrações, e em casas mais antigas, o problema pode ficar ainda maior, caso as estruturas não sejam restauradas do modo eficiente e com os produtos certos.

Veja no post de hoje como restaurar sua casa e evite que o pior aconteça com três dicas infalíveis que preparamos para você.

 

Dica 1 – Diagnostique a causa do problema

Antes de resolver os estragos provocados pela umidade, é necessário diagnosticar a causa do problema. Apesar de a mudança climática ser um dos principais motivos, ela não é exclusiva. Outros motivos que podem fazer com que essas patologias apareçam são a falta de calha ou rufo ao redor da edificação, entupimento da calha, falta de projeto de impermeabilização, materiais inadequados, impermeabilização mal feita, mão de obra despreparada, contato direto com a parede do vizinho, dentre outros.

Por isso, a primeira dica é: descubra a origem da umidade, para então resolver da forma correta o problema, sem futuras dores de cabeça.

 

Dica 2 – Descubra o tipo de impermeabilização adequada

Descobrir o tipo de impermeabilização adequada não é uma atitude muito fácil, por isso é muito importante contratar um especialista ou investigar detalhadamente a superfície com umidade.

A impermeabilização é classificada em dois tipos: impermeabilização rígida (procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados) e impermeabilização flexível (representada pelo conjunto de produtos aplicados em partes construtivas sujeitas à fissuração). Descubra o tipo de impermeabilização e facilite a aplicação da terceira e última dica.

 

Dica 3 – Escolha os melhores produtos e a melhor empresa de impermeabilizantes

Encontrar empresas que vendam os melhores produtos de impermeabilização é uma tarefa difícil, e com os menores preços, é praticamente impossível. Mas aqui na Geocontract você encontra tudo isso e ainda tem diversas opções de pagamento e profissionais especializados em impermeabilizantes e outros produtos voltados para a construção civil. Conheça alguns deles e restaure sua casa o quanto antes:

 Impermeabilizante para laje

O Denvercril Super Manta Líquida é um impermeabilizante superelástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura para moldagem, formulado à base de polímeros acrílicos dispersos em meio aquoso com alto teor de sólidos e rápida secagem.

Como vantagens o Denvercril Super Manta Líquida apresenta secagem rápida, aceita aplicação direta da argamassa colante, ótima flexibilidade e acabamento, alta resistência à exposição ao sol e a chuva direta, melhor espalhamento e cobertura e fácil aplicação.

Sem contar que além de ser indicado para impermeabilização de lajes expostas sem cobertura, o Denvercril Super Manta Líquida também pode aplicado em telhados de fibrocimento e nas demais áreas molháveis sob o piso como terraços, sacadas, varandas, banheiros e cozinhas.

 Impermeabilizante para parede

O Viaflex Parade é um impermeabilizante acrílico, próprio para infiltrações de água provocadas por chuvas em substratos verticais externos (paredes). Material flexível que possui três especificações de desempenho, utilizado como selador (primeira demão), impermeabilizante (segunda demão) e acabamento como pintura convencional (terceira demão).

A primeira aplicação tem a função de selar, pois aceita pinturas posteriores (látex ou acrílico). A segunda aplicação tem a função de impermeabilizar, pois impossibilita o aparecimento do bolor e propicia que as paredes fiquem com a aparência mais agradável, e a terceira aplicação tem a funcionalidade de pintura final, pois resulta em uma membrana protetora de aderência elevada.

 Bautech Gelado

O Bautech Gelado é um impermeabilizante branco para telhas e telhados, que reduz a absorção de calor do imóvel, trata o problema de umidade e diminui os ruídos de chuvas. O Bautech Gelado para telhas e telhados pode ser utilizado em telhas de cerâmica, concreto, fibrocimento ou metálicos e lajes de concreto.

Flexível e impermeável, o Bautech Gelado à base de resina acrílica previne o aparecimento de manchas de umidade e bolor e mantém a superfície na cor original. Ele também dispensa a base seladora, diminui a temperatura do ambiente interno e pode ser pigmentado com corante líquido de base aquosa.

Na Geocontract você também encontra impermeabilizantes indicados para reservatórios, tanques, piscinas, subsolos, pisos frios, entre outros. Entre em contato conosco ou procure em nosso site o tipo de impermeabilizante que você procura para sua obra ou reforma.