Impermeabilização

Entenda as diferenças entre a manta líquida, asfáltica e aluminizada

Materiais que possuem distintas funções, mas que podem ser aplicados em diversas áreas de uma casa


Postada em 17/04/2019 às 14:35
Por Cláudia Ferreira


No ramo da construção civil, diversos produtos são criados e aperfeiçoados diariamente para otimizar e agilizar processos em obras e reformas, como também para evitar o envelhecimento ainda mais rápido da estrutura e colocar como prioridade o conforto e a segurança de quem ficará naquele local.

Alguns exemplos destes produtos são as mantas líquidas, asfálticas e aluminizadas, que apesar de possuírem distintas funções, podem ser aplicadas em diversas áreas de uma casa. Conheça um pouco mais cada uma delas e entenda as diferenças entre as três mantas mais utilizadas nas construções.

Manta líquida

 

A manta líquida é um produto impermeabilizante muito fácil de encontrar e bastante utilizada por profissionais da área de construção civil. Flexível e superelástica, a manta líquida possui alto teor de sólidos feito à base de resina acrílica, e depois de seca forma sobre as superfícies onde é aplicada uma membrana impermeável e resistente ao sol e à chuva, evitando infiltrações.

Aplicações

- Lajes expostas em coberturas

- Telhados de fibrocimento

- Áreas molháveis sob o piso como terraços, sacadas, varandas, banheiros e cozinhas.

Vantagens

A manta líquida possui fácil aplicação, adere muito bem em qualquer superfície, tem secagem rápida, é resistente ao sol e à chuva, fácil de encontrar, garante proteção ao ambiente contra goteiras e vazamentos, valoriza o local, vendida pronta para uso, a aplicação é feita a frio, excelente aderência em diversas superfícies como o concreto e a argamassa, entre outras.

Manta asfáltica 

 

A manta asfáltica é um produto impermeabilizante feito a partir de asfaltos modificados armados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado, entre outras substâncias. Sem contar que é um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar lajes e telhados, devido a sua maneira eficaz de proteger.

Aplicações

- Lajes de pequenas dimensões

- Áreas frias como banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, sob telhados, pisos de barriletes, barreira de vapor e nos sistemas de dupla manta.

Vantagens

Possui resistência à tração, rasgamento e furos, e evita infiltrações, as quais podem trazer diversos problemas estruturais, além de ajudar na proliferação de bolores e mofos.

Manta aluminizada

A manta aluminizada é um material que reduz os efeitos diretos da insolação sob coberturas como o calor intenso e se destaca ainda mais por ser um material isolante térmico relativamente barato no mercado. Uma excelente saída para quem se preocupa com o conforto térmico e com o gasto energético que uma edificação está sujeita.

Aplicações

- Lajes planas ou inclinadas

- Telhados e coberturas em geral

- Marquises e caneletas

Vantagens

A manta aluminizada é estruturada com filme de polietileno de alta densidade e também conta com um filme de alumínio de alta resistência aos raios UV. Isso implica num ótimo isolante, pois ela reflete até 93% dos raios solares, além de também reduzir o ruído do impacto da chuva.

Onde encontrar as mantas líquidas, asfálticas e aluminizadas?

A Geocontract é uma distribuidora de produtos técnicos para a construção civil que possui mais de 450 produtos em seu catálogo, que atendem diversificados projetos, entre eles: mantas líquidas, asfálticas e aluminizadas. Produtos de qualidade, com os melhores preços e as melhores marcas do mercado: Denver, Sika, Viapol e muito mais! Conheça a empresa que é especialista em construção civil com uma equipa capacitada, experiente e sempre muito disposta a te ajudar.