Drenagem

Definições básicas de Geocomposto Drenante


Postada em 08/03/2018 às 14:25


 A existência de águas de infiltração e percolação nos solos causa contratempos e problemas nos mais diversos tipos de construção de engenharia civil. É fundamental, munir obras com eficiência de sistemas drenantes que previnam a presença destas águas em pontos que possam comprometer o comportamento da estrutura adequada.

 Um sistema de drenagem satisfatório é composto por três elementos básicos: o drenante, que percebe e conduz as águas de infiltração/percolação, saneando o solo; o filtrante, que interdita o carregamento das partículas de solo para o interior do elemento  drenante, o que ocasionaria sua colmatação e decorrente perda de vazão, e o coletor, que conduz a água drenada para a descarga.

 O geocomposto é leve e flexível para drenagem, cujo eixo é constituído por uma geomanta tridimensional com espessuras de 10 ou 18 mm.

 Esta geomanta é formada a partir de filamentos de polipropileno ou poliamida (nylon) apresentando índice de vazios em torno de 95%. O eixo é termosoldado a um ou dois geotêxteis não-tecidos de poliéster em todos os pontos de conexão.

 Os geotêxteis se sobressaem por 10 cm além do eixo, ao longo das bordas longitudinais para garantir juntas constantes do sistema drenante. Para sobreposições na direção transversal, corta-se o eixo e um dos geotêxteis (quando houver dois), deixando sobressair o remanescente por 10 cm.

 

 

Geocomposto Drenante

- Ameniza pressões e empuxos hidrostáticos.

- Previne o carregamento de partículas de solos.

- Zela os sistemas de impermeabilização.

- Gera um colchão entre a estrutura e o solo reduzindo a transferência de vibrações.

- Não-contaminante e resistente aos ataques químicos e biológicos.

 

 

Drenagens Verticais

 Situado na posição vertical, em obras de contenção, subsolos, galerias etc., o geocomposto ameniza o empuxo hidrostático viabilizando maiores condições de estabilidade  e aprimora o desempenho dos sistemas de impermeabilização, reprimindo as indesejáveis infiltrações.

 Devido à pré-compressão da geomanta no decorrer da fabricação, o geocomposto mantém sua alta competência de vazão mesmo quando instalado a grandes profundidades.

 

 

Drenagens horizontais

 Aplicado na posição horizontal sob pisos, jardins, campos decorativos etc., o geocomposto propicia uma eficaz drenagem do excesso de águas acumuladas, aliviando poro-pressões e garantindo a integridade da obra.

 

 

Características e Vantagens

- Tem elevada competência de vazão.

- É leve, de fácil manuseio e simples instalação.

- Preserva os sistemas de impermeabilização contra eventuais danos mecânicos.

- É mais eficaz e econômico quando comparado com os resultados tradicionais.

 

 

Dicas

 Como solução, neste post indicaremos os geocompostos MacDrain e MaxDren, produtos disponíveis nas dependências da Geocontract.

 

 

Geocompostos MacDrain

 

-  MacDrain TD

 

 O MacDrain TD (Trincheira Drenante) foi especialmente desenvolvido para ser aplicado em obras viárias, pátios, estacionamentos, etc. Este dreno sintético é capaz de captar, conduzir e escoar o excesso de água provenientes da chuva, sistemas de irrigação, rebaixar o lençol freático etc., com máxima eficiência e rapidez, apresentando uma série de vantagens técnicas, construtivas e econômicas em relação aos sistemas convencionais.

 

MacDrain 1L

 

 Com apenas um único filtro geotêxtil, o MacDrain® 1L é especialmente indicado para ser aplicado sobre superfícies impermeabilizadas, em concreto, argamassa, geomembranas, etc., com menor custo, porém mesma capacidade de drenagem e filtração.

 

MacDrain 2L

 

 

 MacDrain 2L é um geocomposto de drenagem (MDC) para a drenagem planar. É feito por termoaglutinantes uma esteira de drenagem 3-dimensional de monofilamentos de polímeros extrudados entre dois geotêxteis de filtragem que também pode realizar a separação ou proteger camadas. O núcleo 3d do tapete tem uma forma cuspated bicónico.

 

MacDrain 2L FP

 

 

 Por possuir em um de seus lados um geotêxtil laminado com filme plástico, a solução MacDrain FP (Fôrma Perdida) é especialmente indicada para situações onde o geocomposto estará diretamente em contato com concretos e argamassas em seu estado fluído, ou seja, imediatamente após sua aplicação, de maneira que o geocomposto drenante atue como fôrma para esses materiais, caso das cortinas de contenção, concretagem de taludes, aplicação de concreto projetado em túneis, entre outras.

 

Geocompostos MaxDren

 

- Geocomposto Drenante MaxDren R

 

 MXD (MaxDren) R é um geocomposto drenante utilizado em drenagens verticais e horizontais constituído por um geoespaçador de PEAD, que atua como elemento drenante e possui elevada vazão, e por um geotêxtil em uma face, que atua como elemento de filtro.

 

Geoespaçador MaxDren

 

 MXD (MaxDren) GS conhecido como Isostud é um geoespaçador de PEAD com estrutura tridimensional, que apresenta grande volume de vazios, utilizado como meio drenante ou como proteção para impermeabilização e isolamento de paredes, cortinas ou fundações. Nas escavações de subsolo é aplicado em contato com as pranchas, para impedir a entrada de água na escavação, paredes enterradas, forma perdida, tuneis, em canais é aplicado entre um concreto fissurado e uma nova camada, recuperação de edifícios antigos isolando o ambiente interno da umidade (parede falsa).

 

Quer absorver o assunto de forma fácil?? Assita logo abaixo o vídeo sobre Geocomposto MaxDren.

 

Referências: luschi.com.br

                     geocontract.com.br