Impermeabilização Drenagem

Quais as diferenças entre a Manta Geotêxtil GT e a Manta Geotêxtil VP?

Apesar de possuírem funções específicas, muitos confundem sobre qual usar para determinado tipo de obra


Postada em 16/07/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Ambos os materiais: manta geotêxtil GT e manta geotêxtil VP são da marca Bidim Mexichem. Sinônimo de geotêxtil não tecido, a empresa é líder de mercado, pois atende com excelência os mercados de geossintéticos, geotêxteis e muito mais!

Apesar de possuírem funções diferentes, estes produtos confundem muita gente: qual usar para obras de drenagem? E para obras de impermeabilização? Descubra agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre as funções de cada um no post de hoje!

Manta Geotêxtil GT

A manta geotêxtil GT foi desenvolvida especialmente para atender todas as necessidades da sua obra de drenagem, oferecendo o melhor desempenho, com a devida economia para o projeto. Um não tecido agulhado, 100% poliéster, fabricado sob rigorosos padrões internacionais de qualidade, com Certificado ISO 9001 e que também pode ser utilizada em obras de filtragem, separação, reforço, proteção e recuperação de pavimento.

 

Drenagem

Tem a capacidade de drenar, quando utilizada para recolher e transportar a água pluvial ou subterrânea. Pode ser utilizada como interceptor de fluxo horizontal e dreno de líquidos e gases entre geomembranas de aterros sanitários.

Filtragem

Tem a função de filtrar quando é utilizada com o intuito de reter o solo ou qualquer outra partícula sólida, em um determinado fluxo de líquido pela manta. Exerce esta função quando utilizada no lugar de filtros granulares  na construção de gabiões ou trincheiras drenantes

Separação

Funciona como uma barreira flexível para materiais de características diferentes. É utilizada em rodovias e aeroportos na separação de subleito e base granular. Em ferrovias é utilizado para separar o subleito do lastro. A vantagem é que esta separação garante a preservação das características de cada camada de material.

Reforço

Pode ser utilizada como reforço do solo, a fim de aumentar a capacidade de suporte do mesmo. A manta geotêxtil confere ao meio a qual é inserida características que faltavam, como a resistência à tração. É adotada sobre solos moles em estradas, pavimentos, aterros e paredes reforçadas.

Recuperação do pavimento

Outra funcionalidade é a utilização na recuperação de pavimentos. A manta é utilizada entre o antigo e o novo pavimento e confere maior vida útil ao novo pavimento, pois retarda o processo de abertura de fissuras.

 

Vantagens da Manta Geotêxtil GT

- Aplicabilidade em todos os tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas;

- Alto grau de confiabilidade quanto ao seu desempenho, por se tratar de um produto contínuo e de características constantes;

- Redução na espessura de sistemas drenantes, em relação à técnica convencional, com menor movimentação de terra e melhor aproveitamento do espaço disponível;

- Facilidade na instalação, reduzindo o tempo e custo de execução da obra;

- Redução da quantidade de material granular a ser utilizado, reduzindo o custo de transporte do mesmo;

- Aumento de vida útil da estrutura;

- Ajuda a preservar o meio ambiente.

 

Manta Geotêxtil VP

A Manta Geotêxtil VP (véu de poliéster), é um geotêxtil não tecido agulhado de filamentos contínuos 100% poliéster. O Bidim VP 50 e 75 são utilizados como estruturantes de emulsões nas aplicações em obra de impermeabilização.

A manta geotêxtil VP evita o escorrimento tanto nas aplicações horizontais, como nas aplicações verticais. Evita imperfeições na superfície e evita o puncionamento (furo) na camada impermeabilizada, prolongando assim a vida útil da área.

 

Vantagens da Manta Geotêxtil VP

- Evita o escorrimento da emulsão nas aplicações horizontais e verticais;

- Evita imperfeições na superfície;

- Evita o puncionamento (furo) na camada de impermeabilizada;

- Prolonga a vida útil da superfície impermeabilizada;

- Aplicação extremamente simples;

- Menor custo comparado a soluções convencionais;

 

De forma resumida, a manta geotêxtil Bidim VP é utilizada em obras de impermeabilização e a manta geotêxtil Bidim GT é utilizada em obras de drenagem. Produtos de alta qualidade, da mesma marca, mas que possuem funções e características diferentes.

Suas dúvidas foram respondidas? Ainda não? Então deixe no campo abaixo seu comentário e receba mais informações! Adquira também estes produtos na distribuidora Geocontract – empresa número 1 de impermeabilizantes e geossintéticos para sua obra!