Silicones

Vedação para vidro: conheça 4 silicones obrigatórios para este tipo de aplicação

Produtos de qualidade, que oferecem alta durabilidade e resistência às estruturas


Postada em 19/07/2019 às 14:20
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Os silicones são produtos altamente duráveis, resistentes à umidade, intempéries e as melhores opções para aplicações em vidro, como box de banheiro, aquários, portas, janelas, fachadas e diferentes tipos de substratos.

Atualmente, existe uma grande variedade de silicones no mercado, por isso, saber escolher o produto certo para o tipo de aplicação é muito importante. Conheça quatro deles que são obrigatórios para este tipo de vedação e os adquira aqui na Geocontract!

 

Silicone SSG 4000AC Estrutural

O UltraGlaze SSG 4000AC é um adesivo de envidraçamento elastomérico de silicone estrutural e cura neutra de alta resistência, monocomponente e com características de cura acelerada.

Útil em aplicações estruturadas de fachadas de cortina de vidro, o material é fornecido em pasta flexível e durável sob exposição à umidade atmosférica. Conheça algumas vantagens e aplicações:

 

Vantagens

- Produto pronto para uso;

- Cura em média 2 mm por dia, ou seja, é mais rápida que a maioria dos produtos encontrados no mercado;

- Flexibilidade em alta temperatura;

- Estabilidade em alta temperatura;

- Resistente à força dos ventos.

 

Aplicações

- Envidraçamento estrutural de fachadas como pele de vidros;

- Gradil e reforço perimetral;

- Selante contra intempérie e reforço de painel.

 

Silicone Top 490N Neutro

O Top 490N Neutro é o silicone ideal para ambientes externos. Confere alta resistência às intempéries e possui a capacidade de movimentação de 35%. O produto é indicado para uso em fachadas e vedação em esquadrias, pois absorve a dilatação dos diferentes substratos.

Também pode ser aplicado em alvenaria, alumínio, vidros laminados, ACM e espelhos. Conheça algumas vantagens e aplicações:

 

Vantagens

- Oferece boa adesão;

- 100% silicone;

- Resistência às intempéries e elasticidade excelentes;

- Rápida formação de pele em até 6 min.

- Não ataca a pintura ou anodização.

 

Aplicações

- Envidraçamento;

- Vedação;

- Adesão a metais;

- Diversos outros materiais de construção.

 

Silicone SCS 8800 Acético Incolor

Os silicones da série SCS8800 são selantes monocomponentes, de cura acética e rápida, que oferecem adesão e são indicados para aplicações em ambientes internos e úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias, pois contêm fungicida.

Com uma composição mais sólida, esse produto pode ser usado em aplicações verticais e possui cura rápida. Conheça algumas vantagens:

 

Vantagens

- Ideal para ambientes internos e úmidos;

- 25% de alongamento;

- Com fungicida;

- Tempo de trabalho: seis minutos.

 

Silicone SSG 4600 Estrutural

 

 

 

O UltraGlaze GE SSG4600 é um adesivo/selante elastomérico de silicone, de duas partes (componente A + componente B), para uso em aplicações de selagem industrial, especialmente na selagem da fabricação e reparos de sistemas tipo curtainwall.

O SSG4600 proporciona rápida adesão e boa resistência. Quando os componentes são misturados, o processo de cura é rápido, transformando-se em uma borracha de silicone de alta resistência e cisalhamento.

Selante de última geração que possui a mais avançada tecnologia para envidraçamento de fachadas. Conheça mais algumas vantagens:

 

Vantagens

- Adesão sem a necessidade de uso de primer em todos os substratos testados até o momento;

- Adesão em até 3h depois da aplicação;

- Tensão de ruptura maior que outros silicones estruturais encontrados no mercado;

- Coeficiente de trabalho superior;

- Maior elasticidade

 

Além destes produtos muito eficientes, não cometer alguns erros na hora de instalar o vidro também é muito importante! Confira as melhores técnicas e evite maiores problemas.

 

Conte com profissionais qualificados

Contratar profissionais não qualificados e com pouca experiência, pode significar prejuízos. Serviço mal feito, perda tempo e retrabalho são alguns dos problemas que profissionais não qualificados podem causar. Por isso, sempre opte por uma mão de obra especializada e atenta a cada detalhe da instalação.

Se atente as especificações do projeto

Cheque se todas as medidas e características dos vidros estão de acordo com o projeto, e não deixe de verificar ainda se os vãos, as esquadrias e ferragens são adequados para as medidas e características do vidro escolhido, para que nenhum tipo de acidente aconteça.

Analise as necessidades de produtos especiais

Antes de instalá-lo é preciso verificar as características do ambiente e do vidro, como problemas com, bolor, vazamentos, entre outros. Lembre-se também de transportar e movimentar o vidro com cuidado, pois o material é frágil e se apresentar quebra espontânea, pode gerar prejuízos.

Se atente as folgas

As folgas são necessárias, pois o vidro, as ferragens e os componentes se expandem e se movimentam com as variações de temperaturas, podendo comprometer a instalação. Por isso, sempre absorva as tolerâncias de fabricação dos vidros e esquadrias e também a dilatação térmica dos materiais, segunda as Normas Técnicas Brasileiras.

Limpe o vidro de maneira correta

A limpeza dos vidros deve ser feita com água limpa, detergente neutro e pano seco, evitando produtos abrasivos ou ácidos. Além disso, deve evitar o uso de produtos agressivos para marcação ou identificação, mesmo que provisória, durante a instalação.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre os quatro silicones obrigatórios para vidros, que não podem faltam na sua instalação e os cuidados que se deve tomar para evitar maiores dores de cabeça? Então deixe um comentário abaixo falando o que achou e até a próxima!