Curiosidades

Você conhece as etapas posteriores ao processo de impermeabilização?


Postada em 15/05/2019 às 09:00


Destacam-se o isolamento térmico, a proteção mecânica e diversas outras verificações

 

Por Cláudia Ferreira

 

A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, e quando executada com qualidade e durante o andamento da obra, o custo com os materiais é de até quinze vezes menor, e a superfície impermeada fica impermeável por muito mais tempo.

Outro fator muito importante que precisa ser levado em consideração, são as etapas posteriores ao processo de impermeabilização, tais como o isolamento térmico, a proteção mecânica e as seguintes verificações:

 

  • - Verificar se a superfície está uniforme e com bom aspecto;
  • - Verificar o embutimento nos pluviais e caneletas;
  • - Conferir o caimento final;
  • - Após a aprovação, fazer proteção mecânica de transição;
  • - Fazer testes finais detalhados.

 

Isolamento térmico

O isolamento térmico é a camada com a função de reduzir o gradiente de temperatura atuante sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra os efeitos danosos do calor excessivo.

Todas as estruturas sofrem os efeitos das dilatações e contrações. Esses efeitos podem causar fissuras, prejudicar a impermeabilização e ocasionar infiltrações que acabam por deteriorar a superfície, por isso, a isolação térmica é importante.

Composto por três elementos (isolante térmico, sistema de fixação e sustentação e proteção/revestimento exterior), o processo de isolamento ainda traz conforto, economia de energia e estabilização da estrutura, o que ocasiona o aumento da vida útil dos componentes da edificação.

 

Vantagens

  • - Dispensa o uso da barreira de vapor, uma vez que a impermeabilização impede que o vapor d’água do ambiente interior atinja o isolamento térmico.
  • - Possibilita o uso da impermeabilização em sistema aderente, facilitando a localização de uma eventual falha na impermeabilização.
  • - Protege a impermeabilização termicamente, o que contribui para o aumento da sua durabilidade.

 

Proteção mecânica

A proteção mecânica é a camada com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços.

Deve-se usar uma camada separadora entre a manta e a proteção mecânica, evitando assim que a mesma fique aderida na impermeabilização. Conheça os quatro tipos de proteção mecânica.

 

  • - Sistemas de impermeabilização que dispensam a proteção mecânica: são os que possuem acabamento superficial incorporado na fabricação (mantas asfálticas). Deve possuir características técnicas para retardar o envelhecimento da impermeabilização pela ação das intempéries, agentes poluentes e raios ultravioletas, e serem utilizados somente em locais com eventual trânsito de pessoas.
  • - Proteção mecânica intermediária: devem servir de camada de distribuição de esforços e amortecimento das cargas na impermeabilização, provenientes das proteções finais ou pisos.
  • - Proteção mecânica intermediária: deve servir de camada de distribuição de esforços sobre a impermeabilização dos carregamentos normais. Estas proteções mecânicas devem ser dimensionadas de acordo com as solicitações e possuir resistência mecânica compatível com os carregamentos previstos.
  • - Proteção em superfície vertical: protege a impermeabilização do impacto, intemperismo e abrasão, atuando como camada intermediária quando forem previstos sobre elas revestimentos de acabamento.

 

Lembre-se que a falta ou má impermeabilização causa diversas patologias em uma edificação, entre elas: fissuras, infiltrações, perfurações, entre outras.

Escolha um lugar de confiança para adquirir seu impermeabilizante

A Geocontract é a principal distribuidora de impermeabilizantes do estado de São Paulo. Aqui você encontra materiais com os menores preços e de todos os tipos: argamassas, argamassas poliméricas, aditivos, adesivos, desmoldantes, mantas e muito mais! Acesse o site ou entre em contato com a gente.