Curiosidades

Conheça as técnicas utilizadas durante o processo de construção de uma edificação para evitar patologias


Postada em 17/05/2019 às 08:00


Serviços preliminares, infraestrutura, revestimentos, impermeabilizações e muito mais

 

Por Cláudia Ferreira

 

O processo de construção de uma edificação possui uma série de etapas que, quando executadas de forma correta e com técnicas e materiais empregados que atendam as especificações mínimas de qualidade, proporcionam um produto final eficiente e sem patologias futuras.

Muitos profissionais não se preocupam em seguir as etapas construtivas de maneira cronológica, e com isso, o gasto com reparos e reformas é muito maior quando comparado com as técnicas utilizadas durante o processo de construção.

Se você ainda não conhece essas técnicas, ou as conhece, mas só pretende segui-las a partir de agora para garantir os requisitos mínimos de segurança, desempenho e orçamento dentro dos limites aceitáveis, continue lendo esta matéria!

 

 

A) Serviços preliminares

Os serviços preliminares são aqueles feitos conforme as necessidades locais e que permitem o efetivo início da obra, bem como aqueles que podem delimitar a área de trabalho ou proteger pedestres e veículos, durante a execução da obra: preparo e limpeza do terreno, demolições, implantação do canteiro de obras, dentre outros.

 

 

B) Fundações (infraestrutura)

Esta é a fase da obra onde você confere os limites do terreno e define o conjunto de elementos estruturais que enquadrarão e suportarão toda a estrutura, entre eles: estudos geotécnicos, escavações, rebaixamento do lençol freático, cravação de estacas, execução de muros de arrimo, etc.

 

 

C) Terraplanagem

Processo que busca tornar a terra plana, utilizado, principalmente, em terrenos que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir um imóvel. Durante esta etapa são feitos: levantamento planialtimétrico, aterro e cortes, bota-fora, transporte de terra, compactação, etc.

 

 

D) Superestrutura

A superestrutura é um elemento de uma estrutura que se projeta acima da linha do solo. Ao projetar uma superestrutura é necessário considerar a pressão e a força que ela irá exercer na construção finalizada. Pode ser de alvenaria, concreto ou metálica.

 

 

E) Vedações

A parte de vedações da obra é o que chamamos de fechamento da edificação. As divisões do espaço e suas características de uso. No caso de alvenarias deve ser feito o assentamento dos blocos, cerâmicos ou de concreto e com traço a ser determinado em projeto.

 

 

F) Instalações

As principais instalações em uma edificação são de caráter elétrico e hidráulico. Para instalações elétricas devem ser instaladas, entre outros elementos, caixa para entrada de energia, eletrodutos nas paredes, caixas para interruptores, tomadas e caixa de disjuntores. Já o processo de instalações hidráulicas consiste em abrir valas, inserir caixas de passagem, instalar louças, caixa d’água, registros, dentre outros.

 

 

G) Telhados, Revestimentos e Esquadrias

Os telhados podem ser de madeira e metálico, e a preparação, montagem, fixação de peças e chumbamento, devem ser feitos de maneira adequada. O revestimento geralmente consiste em chapisco, emboço e reboco, com traços definidos por projeto. E as esquadrias são as instalações de janelas e portas com a colocação de batentes e ferragens necessárias.

 

 

H) Impermeabilizações

Etapa da construção civil muito importante, mas que muitas vezes é deixada de lado por motivos de contenção de gastos e desinformação, resultando em ambientes insalubres e com aspecto desagradável, apresentando manchas, bolores, oxidação das armaduras, entre outros. A impermeabilização deve ser feita em locais de áreas frias e com muita umidade.

 

 

I) Acabamento

Etapa final da área interna da edificação: conclusão da pintura e instalação de aparelhos remanescentes, limpeza do terreno e a retirada do material excedente.

 

 

Mas lembre-se: as etapas podem ser diferentes de uma obra para outra, como os tipos de fundação e impermeabilização utilizados! Conte também com profissionais especializados e competentes e materiais de qualidade e excelente desempenho, conte com a Geocontract!