Dicas

Aprenda a fazer uma viga baldrame: tipo de fundação muito comum em construções


Postada em 22/05/2019 às 08:30


Bastante utilizada em situações de cargas menos pesadas, como por exemplo, residências feitas em cima de um terreno bem firme

 

Por Cláudia Ferreira

 

Viga Baldrame ou Baldrame é um tipo de fundação muito utilizada em situações de cargas menos pesadas, como residências feitas em um terreno bem firme.

Composto por uma viga e construído diretamente abaixo do nível do solo, o baldrame percorre todo o comprimento das paredes da construção e é a base que sustenta a obra, deixando-a ainda mais sólida e firme.

Normalmente, a viga baldrame conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção e contribui para o travamento das colunas ou pilares.

Para fundações mais profundas, o recomendado é usar a viga baldrame com blocos de fundação e estacas. Também existe a possiblidade de uso da viga baldrame pré-moldada, principalmente quando se deseja realizar uma obra rápida, pois neste caso basta posicionar a viga pré-moldada nos pontos onde elas serão fixadas e concretar os pontos de união.

Mas afinal, como fazer uma viga baldrame de qualidade? Para saber mais, confira o passo a passo a seguir:

 

Escavação

A primeira coisa a ser feita durante a construção de uma viga baldrame é a escavação do terreno. Verifique ainda se as posições onde foram feitas as escavações correspondem com as localizações das futuras paredes, comparando-as com o projeto final.

 

 

Depois, faça uma leve camada de concreto magro e abra uma vala. Esta camada ajuda a nivelar e a isolar a estrutura de aço do solo. Se você prefere pedra brita ao invés de concreto magro, certifique-se que ela está compactada e se foi umedecida antes de colocar o concreto.

 

Armações

Monte a armadura de aço, colocando em posição os estribos, que devem ficar amarrados em barras de formato horizontal. Vá amarrando com arame e colocando os mesmos nos espaços predeterminados. É importante que as formas estejam preparadas, para isso, use sarrafos e tábuas, pois eles ajudam a sustentar a viga baldrame na construção.

 

 

As armações de aço não devem ter contato direto com o solo, por isso, recomenda-se a utilização de espaçadores para isolar o aço e evitar que as mesmas se movam durante a concretagem.

Quando a fundação é composta por sapatas isoladas e viga baldrame, as armações de aço terão as dobras realizadas nos arranques, já fixados nas construções das sapatas isoladas. No caso da fundação ser somente com viga baldrame, os arranques deverão ser fixados nas armações da viga baldrame nas mesmas posições das colunas no projeto.

 

Caixarias

 

 

Para dar o formato as vigas baldrame, são utilizadas tábuas de madeiras. Estas tábuas são chamadas de caixarias e devem estar bem firmes, alinhadas e presas com parafusos ou arames.

 

Concretagem

Depois de posicionar a armadura na vala e utilizar as caixarias, comece a concretagem da viga baldrame. Adense bem o concreto e a se viga baldrame for enterrada, aplique antes uma calda de cimento nas laterais do terreno. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

 

 

Após a secagem, cerca de três a cinco dias, o concreto não pode possuir furos que permitem ver a estrutura e você deve começar a fazer a parte de alvenaria. Termine o processo impermeabilizando a viga baldrame.

 

Impermeabilização

A impermeabilização deve ser feita logo após a retirada das caixarias. Ela é responsável por proteger tanto a fundação quanto a alvenaria e seus revestimentos da umidade e infiltrações.

 

 

Não se esqueça também dos conduítes para passagem de fios, que devem ser pensados e planejados antecipadamente, bem como a rede de esgoto.

Gostou de saber um pouco mais sobre como fazer uma viga baldrame? Então continue nos acompanhando para receber mais informações sobre a área de construção civil e comente aqui embaixo o que achou!