Casos de Obras

Casos de Obras: rachaduras e desabamentos em Fortaleza crescem 246% em um ano

Especialistas ressaltam a importância de um bom projeto de impermeabilização durante a obra e a necessidade de rigor nas inspeções prediais


Postada em 06/06/2019 às 08:00
Por Cláudia Ferreira


De acordo com os registros da Defesa Civil do Município de Fortaleza, de janeiro a maio, ocorreram 142 desabamentos na cidade, o que acabou trazendo um saldo negativo para a estrutura do lugar.

Para engenheiros civis especializados, a inspeção predial e um bom projeto de impermeabilização durante a obra, podem prevenir outros desastres. Um exemplo disso foi o desabamento parcial do prédio na Maraponga. O prédio ameaça ruir e mais de 12 residências do entorno tiveram danos e foram evacuadas por bombeiros.

O serviço de manutenção que deve ser realizado é importante, pois é com ele que você descobrirá quais impermeabilizantes deverão ser utilizados para determinada situação.

Conheça alguns destes produtos no post de hoje e procure saber também se o condomínio onde mora ou pretende morar, conta com um bom projeto de impermeabilização e fiscalização.

 

Argamassas Poliméricas

Produto desenvolvido para substituir as argamassas convencionais nos processos de assentamento de alvenaria de vedação, a argamassa polimérica é fácil de aplicar e já é comercializada pronta para uso.

Isso, por si, só, já implica imediatamente em duas vantagens que se refletem diretamente nos gastos da obra, pois se economiza com a mão de obra, uma vez que os profissionais não precisam despender seu tempo com o preparo da argamassa e dispensa gastos com água e areia, por exemplo. Confira as vantagens:

 

- Praticidade e agilidade;

- Serviço limpo e sem qualquer desperdício do produto;

- Rendimento e economia no espaço destinado ao transporte e estoque de materiais;

- Sustentabilidade, pois não utiliza nem cimento e nem areia.

 

Viaplus 7000

 

Um exemplo de argamassa polimérica para impermeabilização é o Viaplus 7000. Um revestimento impermeabilizante, flexível, bicomponente, feito à base de resinas termoplásticas, cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno).

Esta composição resulta em uma membrana de polímeros modificados com cimento de excelentes características de resistência e impermeabilidade. Conheça as vantagens:

- Produto de fácil aplicação, com trincha ou vassoura de pelo;

- Excelente desempenho de flexibilidade;

- Aplicado sobre superfícies de concreto, alvenaria, argamassa e gesso;

- Não altera a potabilidade da água, sendo atóxico e inodoro;

- Resistente às altas pressões hidrostáticas positivas;

- Permite o assentamento direto de revestimentos sem a necessidade de proteção mecânica no caso de banheiros, cozinhas e lavanderias;

- Por conter fibras sintéticas em sua composição, dispensa a necessidade de tela de poliéster;

- Acompanha as movimentações estruturais e fissuras previstas nas Normas Brasileiras.

Mantas Asfálticas

A manta asfáltica é um produto feito com material asfáltico modificado, armado com materiais diversos, sendo os mais comuns o filme polietileno, a borracha e as fibras de vidro. As mantas asfálticas são comercializadas em rolos e podem possuir as seguintes vantagens:

- Resistência à perfuração;

- Menor custo;

- Maior resistência ao puncionamento;

- Isolante térmico;

- Bem flexíveis;

- Estão dentro das normas de eficiência e segurança.

 

Torodin EL

A Torodin EL da Viapol é uma manta asfáltica produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros e estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado.

- Torodin 3 mm: varandas, terraços e lajes maciças de pequenas dimensões, lajes sob telhados, calhas, espelhos d’água elevados de pequenas dimensões e barriletes.

- Torodin 4 mm: lajes térreas, lajes de cobertura, playground, laje de estacionamento, vigas calhas, reservatórios elevados de concreto, piscinas elevadas, espelhos d’água elevados, rampas e cortinas em contato com o solo.

- Torodin 5 mm: lajes pré-moldadas, lajes de estacionamento, rampas, heliportos, piscinas elevadas e cortinas.

Membranas Líquidas

As membranas líquidas são produtos impermeabilizantes que formam uma membrana elástica flexível e sem emendas. Entre as mais conhecidas estão: emulsões asfálticas, PU (poliuretano), poliuréia e emulsão acrílica. As principais vantagens das membranas líquidas impermeabilizantes são:

- Fácil aplicação;

- Elevada elasticidade;

- Vida útil prolongada;

- Elevada resistência às intempéries, ao envelhecimento e aos raios UV.

A membrana líquida impermeabilizante de silicone para telhados, lajes e coberturas metálicas com estrutura íntegra. Flexível de forma permanente, este revestimento sem emenda é estável e eficiente em termos de energia, pois pode estender drasticamente a expectativa de vida do telhado, retardando a necessidade de um projeto de substituição dispendioso e demorado.

- Economia de energia;

- Compatibilidade total;

- Melhor alongamento;

- Custo do ciclo de vida;

- Não precisa usar primer.