Meio Ambiente

Meio ambiente: conheça 2 materiais sustentáveis usados na construção civil para obras de drenagem e impermeabilização


Postada em 13/06/2019 às 08:35


Produtos não agridem o meio ambiente e fazem toda a diferença para a natureza e a sociedade

 

Por Cláudia Ferreira

 

O Ministério do Meio Ambiente estima que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto de atividades humanas são provenientes da Construção Civil. Ou seja, para que a geração atual consiga suprir suas necessidades, sem prejudicar as gerações futuras, ser mais sustentável nas construções e utilizar materiais que não agridem o meio ambiente, como os que serão citados no post de hoje, é muito importante. Conheça-os e passe a se conscientizar:

Mantas Geotêxteis Bidim

 

 

As mantas geotêxteis Bidim foram desenvolvidas para atender as necessidades de sua obra, oferecendo o melhor desempenho com a devida economia. Um não tecido 100% poliéster, permeável e resistente, que permite melhor escoamento da água, pois retém as partículas do solo, aumenta a vida útil da estrutura e ajuda a preservar o meio ambiente.

Matéria-prima

 

 

São utilizados quatro tipos de polímeros para fabricar as mantas geotêxteis: garras PET moídas, polímeros, polímero re-extrudado e mantas recicladas. Esses materiais ficam armazenados em sacos na fábrica.

Triagem do material

 

 

O primeiro passo é a separação da matéria-prima, com a dosagem de quanto de cada polímero será destinado para produzir os fios. Depois disso, o material passa por limpeza para retirada de elementos muitos finos e sobe por ar comprimido para o topo da fábrica, para que assim, a gravidade auxilie no processo de produção.

Formação dos fios

 

 

Depois de seco, o segundo passo é fazer com que o material receba aditivos com titânio e corante. Segue então para extrusora, onde é aquecido a 280ºC. Logo após, o material extrudado passa por uma espécie de chuveiro, onde é transformado em fios finos. Esses fios que formarão a manta.

Tensionamento

 

 

Os fios passam por tensionamento para que atinjam sua rigidez máxima, diminuindo a possibilidade de ruptura da manta. Depois disso, os fios são resfriados e passam pela última etapa: a tecelagem.

Tecelagem

 

 

A tecelagem das mantas acontece novamente no térreo da fábrica. As máquinas lançam os fios sob uma esteira, de forma com que eles se entrelacem, criando a manta. A manta então é enrolada e depois pesada. Ao final do processo, temos a manta geotêxtil pronta para ser aplicada.

Argamassas poliméricas

 

 

Outro material muito importante que reduz o desperdício, diminui o impacto no meio ambiente e aumenta a produtividade, é a argamassa polimérica. Produto que substitui a argamassa à base de cimento, tradicionalmente usada no assentamento de tijolos e blocos na execução da alvenaria.

O produto tem um grande apelo ecológico, uma vez que não contém em sua formulação o cimento Portland e a areia retirada dos rios. A utilização da argamassa polimérica também reduz o desperdício de materiais e outra vantagem deste produto é que, ao contrário do composto tradicional, ela já vem comercializada em estado pastoso, pronta para uso.

Na Geocontract você encontra esses dois produtos com os melhores preços do mercado e ainda conta com o melhor atendimento para adquirir sempre o material ideal para sua obra ou reforma.

Deixe aqui também seu comentário e nos conte se você conhece mais algum produto técnico para construção civil sustentável e continue nos acompanhando para receber mais informações e muito mais!