Impermeabilização

Emulsão asfáltica: saiba quando é usada e aplicada em obras

Excelente material que atende às necessidades construtivas e de manutenção de estradas


Postada em 31/07/2019 às 11:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


A emulsão asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado a frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes e geralmente são utilizadas para impermeabilização ou preparação de fundações, baldrames, muros de arrimo, alicerces, entre outros.

Material excelente que atende diversas necessidades construtivas e de manutenção de estradas e ao longo dos anos se popularizou para dois    tipos de serviços: por penetração e por mistura. Saiba mais:

 

Por penetração

Um dos principais exemplos de serviços por penetração são os tratamentos superficiais, nos quais são aplicadas, alternativamente, camadas de emulsão e de agregados.

Para este tipo de trabalho, as emulsões são aspergidas, o envolvimento do agregado ou percolação sobre a superfície ocorre e a ruptura da emulsão e a cura do asfalto residual também.

Por mistura

Os serviços por mistura incluem a lama asfáltica, o micro revestimento e a reciclagem. O serviço consiste na aplicação de uma argamassa composta de agregados e a emulsão asfáltica, previamente misturados.

 

A emulsão asfáltica também é bastante utilizada para preparação de uma base ou superfície para recebimento de impermeabilização, como manta asfáltica ou mesmo para construir membranas in loco, reforçadas com tela de poliéster.

 

Classificação das emulsões asfálticas

No Brasil, as emulsões asfálticas são classificadas em função da velocidade da ruptura, que pode ser rápida, média, lenta ou controlada, e pelo teor de asfalto, sendo grau um para baixo resíduo e grau dois para alto resíduo.

 

Etapas de execução de emulsão asfáltica

A base ou superfície que a emulsão asfáltica será aplicada precisa estar limpa e reparada de irregularidades. Deve ser removido qualquer tipo de poeira ou sujeiras encrostadas na superfície e tratadas qualquer fissura, parte solta ou desagregada de piso.

A emulsão asfáltica pode ser aplicada com o auxílio de rolo de lã, broxa ou trincha. Deve ser evitado o processo de aplicação da emulsão em casos de chuva, em ambientes muito úmidos ou com presença de muita poeira. Após o término da aplicação, a região tratada com emulsão asfáltica deve ser isolada do trânsito de pessoas e cargas.

 

Conheça algumas emulsões asfálticas

O Ecol 2 é uma emulsão asfáltica desenvolvida para impermeabilizações a sob forma de pintura, podendo ser aplicado mesmo a presença de umidade. Quando misturado com areia, torna-se um excelente material aglutinante para a execução de preenchimento.

Feita à base de água, a emulsão asfáltica Ecol 2 é aplicada a frio com broxa, rodo ou escovão, para impermeabilização de fundações, baldrames, muros de arrimo, alicerces, estruturas em contato com o solo, etc.

 

O Neutrol Acqua da Vedacit é uma emulsão asfáltica de alta resistência química que forma uma película impermeável. Indicado para proteção de estruturas de concreto e alvenaria revestidas com argamassa em contato com o solo, o Ecol 2 é indicado também para estruturas de madeira e metálicas não expostas a intempéries.

Por ter baixa emissão de COV, o Neutrol Acqua ajuda a reduzir a quantidade de contaminantes no ar, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Pode ser aplicado em contenções (muros de arrimo e cortinas de concreto); fundações (baldrames, sapatas e blocos), estruturas metálicas e madeiras não expostas às intempéries; primer para aplicação de mantas e fitas autoadesivas, pintura protetora para estabilização de taludes e valetas.

 

O Igol 2 da Sika é uma emulsão asfáltica monocomponente, dispersa em água, que apresenta a vantagem de poder ser aplicada em superfícies úmidas e secas, de fácil aplicação e alto rendimento.

É indicado para impermeabilização de materiais cimentícios, como concreto, fibrocimento, argamassa, reboco e emboço; impermeabilização de fundação; baldrames e alicerces; impermeabilização de muros de arrimo, pisos em contato com o solo e como primer para impermeabilização de manta asfáltica.

 

O Primer Eco também da Vedacit refere-se a uma emulsão asfáltica designada para imprimação de superfície de concreto ou argamassa para colagem de mantas asfálticas e fitas autoadesivas.

 

 

Exibe secagem rápida e alto poder de aderência, mesmo sobre substratos úmidos. Pode demonstrar baixo teor de COV, ajuda a amenizar a quantidade de contaminantes do ar e contribui para a conservação do meio ambiente.

O Primer Eco é recomendado como primer na aplicação de fitas autoadesivas e mantas asfálticas em: lajes maciças e pré-fabricadas, áreas molhadas e molháveis, piscinas e tanques elevados, reservatórios e caixas d’água elevados, entre outros.

 

E agora? Tirou todas as suas dúvidas sobre a emulsão asfáltica? Encontre-a também na Geocontract. Todos os produtos citados neste post você encontra aqui em nossa loja ou em nosso site com os menores preços do mercado. Deixe seu comentário abaixo sobre o que mais você deseja ver e continue nos acompanhando!