Impermeabilização

4 dicas para impermeabilização de lajes expostas

Alguns cuidados precisam ser tomados para que o projeto dure e atenda às necessidades desejadas


Postada em 14/08/2019 às 09:40
Por Claudia Ferreira Ribeiro


As lajes de cobertura, estacionamentos e áreas livres em geral são conhecidas como lajes expostas e recebem diretamente a água da chuva, o sol, o vento, o tráfego intenso de pessoas e veículos e as variações de temperatura.

Por conta disso, realizar um projeto de impermeabilização de qualidade é muito importante para que a laje fique protegida de todos os fenômenos que geram estas movimentações na estrutura e, consequentemente, causam falhas no sistema de impermeabilização.

Veja no post de hoje quatro dicas e cuidados necessários para que o seu projeto dure mais e atenda todas às necessidades desejadas e conheça também os dois tipos de sistemas de impermeabilização mais comuns para lajes.

 

Dica 1

Saber o tipo de estrutura com a qual você está lidando é predominante para a definição da técnica a ser aplicada. A laje é maciça, pré-fabricada, protendida, nervurada?

É uma laje que estará exposta ao trânsito de veículo ou uma laje de cobertura que não terá acesso? Todas essas informações são de extrema importância, pois interferem na definição de detalhes e especificações, que farão toda a diferença na hora da aplicação do material impermeabilizante.

Dica 2

Procure saber também quais os tipos de condições externas interferem na impermeabilização, como o tipo do fluxo da água, cargas estáticas e dinâmicas, variação de temperatura, choque e abrasão, trânsito e vibrações, agressividade do meio ambiente e mais. Dica muito importante para você saber depois o tipo ideal de impermeabilização da laje.

Dica 3

Tenha também muito cuidado com a limpeza. As superfícies devem estar limpas, lisas e secas. Deve ser eliminado qualquer tipo de poeira, manchas de óleo, graxas e todo tipo de irregularidade, pois senão, a impermeabilização pode não ficar bem feita e problemas maiores podem surgir futuramente.

Está dica serve também para a presença de trincas na superfície. As trincas devem ser tratadas antes da aplicação do impermeabilizante. Caso não seja realizado o tratamento, a movimentação das trincas também pode comprometer todo o processo de impermeabilização.

Dica 4

O serviço deve ser executado por profissionais capacitados. A experiência e o profissionalismo a serem empregados são importantíssimos. Por isso, procurar um especialista no assunto é fundamental para que pequenos detalhes não passem despercebidos e você fique tranquilo e a laje sem infiltrações.

 

Aplicação com manta asfáltica

A manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização mais utilizados no Brasil. Feita com material asfáltico modificado, armada com materiais diversos, é normalmente feita durante o período da obra. Um exemplo de manta asfáltica de grande qualidade é a Classic Poliéster da Viapol e a Vedamax Lajes da Vedacit.

 

 

Aplicação com membrana líquida

Este tipo de sistema de impermeabilização é moldado no local e é obtido através da aplicação de várias demãos de um material impermeabilizante líquido na superfície, formando justamente essa “membrana” depois de seco. Trata-se então de um sistema flexível e sem emendas.

São vários tipos de materiais que podem ser utilizados como membranas impermeabilizantes, portanto as características de resistência, flexibilidade, durabilidade, modo de aplicação também variam de acordo com o material a ser utilizado.

Feitas à base de silicones, o material prolonga a vida destes substratos por décadas em apenas alguns dias e repara praticamente a maioria das coberturas estruturalmente sólidas.

Oferece economia de tempo e trabalho, compatibilidade total, temperatura de aplicação, assistência técnica e muito mais!