Infraestrutura Drenagem

3 cuidados essenciais para construir muros de aterro e conheça o Muro Terrae

Projeto de contenção, drenagem adequada, profissional especializado e mais


Postada em 27/08/2019 às 08:31
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Os muros de aterro têm como principal função conter parte de um terreno quando há uma diferença de nível em uma superfície, muitas vezes causadas pela ação do homem, que tem como intenção conseguir mais espaço para construir uma edificação.

Muito importantes para garantir maior segurança, os muros de contenção necessitam do acompanhamento de um profissional capacitado e produtos de qualidade, que protejam e também assegurem conforto para as pessoas que morarão naquela região.

Por isso, para que não haja dúvidas, no post de hoje você vai conferir quatro cuidados especiais que todo profissional e empresa precisam saber e devem tomar antes de construir um muro de contenção.

 

1. Comece pelo projeto de contenção

O primeiro cuidado especial é com relação ao projeto de contenção. Realizar um muro de arrimo sem um planejamento adequado pode colocar em risco a segurança de diversas pessoas e também pode comprometer o futuro da edificação.

Ou seja, para executar um bom muro de arrimo, passe a compreender todas as técnicas construtivas, o comportamento dos materiais de construção e as propriedades do solo.

2. Não faça cortes

Não faça cortes em pequenos lotes que comprometam a segurança da vizinhança, pois quando você o corta antes de ter um projeto qualificado  em mãos, pode causar grandes problemas e acaba impedindo que soluções mais econômicas surjam.

Por isso, só comece uma obra de muro de arrimo tendo a certeza do que vai construir. Evite este tipo de aborrecimento e contrate um bom profissional de engenharia.

3. Drenagem adequada

Tão importante quanto possuir uma boa estrutura, é contar com um sistema de drenagem pluvial próprio. Criada por uma camada de material drenante entre o solo e o muro, esta parte do processo é muito importante, pois é a partir dela que o fluxo de água passa a ser direcionado a um tubo que faz a drenagem da água, evitando maiores problemas com alagamento, umidade, infiltração, entre outros.

 

Conheça o Muro Terrae

 

O Muro Terrae é um sistema de contenção para muros em aterro ou em corte, composto por blocos pré-moldados intertravados como paramento frontal e geogrelhas de alta rigidez à tração ou grampos de aço como elementos de reforço e estruturação do maciço.

Muito presente em obras de paisagismo, urbanismo, revestimento de encostas, canalização, hidráulicas, arquitetura e infraestrutura viária ou de edificação, a solução permite uma construção rápida e simples, utilizando o solo local como material de aterro, diminuindo o desperdício e a necessidade de importação de solo na obra.

O Muro Terrae apresenta grande versatilidade na execução de patamares, curvas e cantos, e oferece excelente opção estética para a estrutura a ser construída. Pode ser utilizado em projetos de contenções com grandes alturas ou em áreas com relevos desafiadores.

 

Vantagens

O Muro Terrae pode ser construído a seco, sem o uso de concreto, é rápido e simples de executar, versátil na execução de patamares, curvas e cantos, é um sistema drenante, possui melhor aspecto estético na obra final, utiliza o próprio solo local como material de aterro, diminui o entulho na obra, possui conexão bloco-geogrelha certificada, opções de acabamento frontal e excelente estética e custo de implantação muito atrativo.

Viu só quantos diferenciais e facilidades o Muro Terrae oferece para sua construção? Então entre em contato com a gente e saiba mais sobre esta solução eficaz que a Geocontract oferece para você em parceria com a Huesker!