Drenagem Você Sabia?

Geogrelhas e geotêxteis: geossintéticos mais utilizados no reforço do solo

Muros de arrimo, aterros, taludes reforçados, barragens e muito mais


Postada em 29/08/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Os geossintéticos mais utilizados no reforço do solo atualmente são as mantas geotêxteis e as geogrelhas. Estes materiais apresentam diversas vantagens e podem ser aplicados em diferentes locais voltados para sistemas de reforço, como: recapeamento asfáltico, muros de arrimo, aterros, taludes, barragens, rodovias, ferrovias, pavimentos, contenções e muito mais.

Obtidos a partir de polímeros sintéticos, estes geossintéticos podem ser utilizados também em obras de terra, como drenagem, filtração, separação, proteção e controle de erosão. Saiba mais sobre cada um deles e conheça as Mantas Geotêxteis Bidim e as Geogrelhas Fortrac Huesker.

Geogrelhas

As geogrelhas são produtos formados por elementos resistentes a tração e integralmente conectados com o objetivo de reforçar o solo. Proporcionam maior comunicação do solo aterrado e são vazadas, de modo que a malha de abertura permite uma melhor interação e ancoragem no meio inserido.

Muito resistente e flexível, as geogrelhas são indicadas para atender às mais diversas aplicações em obras de engenharia e geotecnia e no post de hoje você vai conhecer um pouco mais as Geogrelhas Fortrac Huesker – ideais para o seu reforço de solo.

 

Geogrelhas Fortrac Huesker

As geogrelhas Fortrac Huesker são bastante utilizadas em situações como elemento de reforço e estabilização de aterros em solos moles, terrenos tratados ou estaqueados, muros de contenção e taludes íngremes.

Possibilitam o desenvolvimento de soluções econômicas de elevado desempenho, de execução rápida e de baixo impacto ambiental e pode ser fabricada a partir de filamentos de poliéster (PET) e poliácool vinílico ou aramida, com resistência à tração de até 2500 kN/m.

Características

- Alto módulo de rigidez (alta resistência à tração a baixa deformação);

- Elevada resistência à tração até 2500 kN/m;

- Comportamento estável em longo prazo devido à propriedade de baixa fluência;

- Resistência aos microrganismos e elementos químicos presentes no solo, bem como á radiação UV e à degradação por danos mecânicos de instalação;

- Excelente interação com o solo pela escolha da abertura de malha da geogrelha mais apropriada ao material adjacente;

- Flexível, leve e fácil de instalar;

- Possui ampla gama de resistências nas direções longitudinal e transversal;

- Possibilidade de escolha da matéria-prima de acordo com as especificidades do projeto.

Por que escolher a Fortrac?

As geogrelhas Fortrac podem ser fabricadas a partir de matérias-primas diferenciadas, quando essas melhor atenderem às exigências dos projetos. A alta flexibilidade do produto permite fácil manuseio, instalação sem problema, e os rolos com 5 m de largura minimizam as perdas decorrentes da sobreposição lateral.

 

 Geotêxteis

As mantas geotêxteis não tecido possuem propriedades hidráulicas, físicas e mecânicas que garantem melhor desempenho e ótima durabilidade quando o produto é utilizado para drenagem, filtração, separação, pavimentação, proteção e claro, reforço de solo.

A manta geotêxtil é utilizada, principalmente, para proteção e reforço para evitar danos ao solo e promover melhorias em suas propriedades, propiciando elevada permeabilidade e ótima capacidade de filtração. Conheça a Manta Geotêxtil Bidim.

 

Manta Geotêxtil Bidim

A manta Geotêxtil Bidim é o produto ideal para diversos tipos de aplicações, como drenagens, separação de camadas e reforço de solo. Desenvolvida para atender as necessidades específicas de sua obra, a manta geotêxtil Bidim oferece o melhor desempenho com a devida economia para o projeto.

Um não tecido 100% poliéster, permeável e resistente, que permite um melhor escoamento da água, retendo as partículas do solo e funcionando de maneira semelhante a um filtro: deixa a água entrar no dreno e bloqueia a passagem de partículas. Com isso, os tubos ficam limpos, sem terra nem areia e a vida útil do dreno é prolongada.

Características

Fabricadas sob rigorosos padrões internacionais de qualidade, as mantas Bidim apresentam grande vantagem com relação a instalação, principalmente quando comparado às soluções convencionais. São usadas em obras geotécnicas e podem ter uma ou mais funções.

Vantagens

- Aplicável em todos os tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas;

- Alto grau de contabilidade quanto ao seu desempenho, por se tratar de um produto contínuo e de características constantes;

- Redução na espessura de sistemas drenantes, em relação à técnica convencional, com menor movimentação de terra e melhor aproveitamento de espaço disponível;

- Facilidade na instalação, o que reduz o tempo e o custo de execução da obra;

- Redução da quantidade de material granular a ser utilizado, o que reduz o tempo e o custo do transporte;

- Aumento da vida útil da estrutura;

- Ajuda a preservar o meio ambiente.

 

Encontre a Geogrelha Fortrac Huesker e a Manta Geotêxtil Bidim aqui na Geocontract, empresa que possui os menores preços do mercado e vendedores técnicos capacitados que te indicarão sempre o melhor produto para cada tipo obra!

Deixe aqui também seu comentário sobre o que achou do post de hoje e até a próxima com mais conteúdo de qualidade sobre o mercado de construção civil!