Impermeabilização

3 formas de se fazer um reservatório de água e conheça os produtos ideais para este tipo de aplicação

Enterrado, apoiado e elevado, na maior parte dos casos são feitos em formato cilíndrico e na vertical


Postada em 10/09/2019 às 09:30
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Se um trabalho interno de qualidade não for realizado em um reservatório de água, com certeza ele terá infiltrações e acabará danificado. Para que isso não aconteça, direcionar o melhor sistema de impermeabilização é fundamental e algumas perguntas precisam ser feitas. Confira:

- Qual o contato com o solo?

- A água que estará dentro deve ser potável?

- Qual o tipo de estrutura?

- Paredes de alvenaria, concreto ou bloco?

- A estrutura é enterrada, elevada ou apoiada?

Com relação à última questão, estas são, basicamente, as três formas de se fazer um reservatório de água. Saiba mais:

Quando o reservatório de água é construído de forma enterrada, é preciso se preocupar com os esforços laterais nas paredes, tanto na parte interna, quanto externa.

O apoiado é o tipo mais comum, pois é quando o reservatório está apoiado no solo. Um cuidado neste caso é garantir a estabilidade do solo e da fundação para evitar recalques diferenciais.

Agora, quando o reservatório não está com contato com o solo, ele é nomeado elevado. Nestas situações, problemas com infiltrações e percolações de água poderão ser notados na parte inferior do reservatório, se ocorrerem.

É preciso também levar em conta que as estruturas sofrem movimentações, seja por variação de temperatura ou pela incidência de eventos no local. Por isso, deve-se escolher impermeabilizantes flexíveis para aplicação. Conheça alguns destes produtos e saiba onde adquiri-los com a melhor qualidade e o menor preço do mercado.

Viaplus 1000


O Viaplus 1000 é uma argamassa polimérica utilizada para impermeabilização de subsolos, cortinas, poços de elevadores, muros de arrimo, baldrames, piscina em concreto enterrada, paredes internas e externas, pisos frios em contato com o solo, estruturas sujeitas a infiltração do lençol freático e reservatório de água potável (não elevado). O produto possui diversas vantagens e é indicado como revestimento sobre o contrapiso antes de receber o assentamento de pisos cerâmicos.

Denvertec Elastic Fibras

E o Denvertec Elastic Fibrasé uma argamassa polimérica muito indicada para impermeabilização flexível de piscinas, tanques de água potável, espelhos de água, terraços, sacadas, pisos frios, rodapés em paredes de gesso acartonado, reservatórios elevados e mais.

Importância da impermeabilização dos reservatórios de água

A umidade é a causa de patologias sérias nas estruturas de concreto, e por isso a impermeabilização é importante, pois traz segurança estrutural, evitando infiltrações, de forma que as seções dos elementos fiquem preservadas.

Um reservatório de água sem um projeto adequado de impermeabilização também pode aparentar vazamentos, que podem causar sérios riscos ambientais, dependendo do líquido que está sendo reservado.

E por último, a impermeabilização dos reservatórios de água é importante, pois prolonga a vida útil da estrutura, pois mesmo que a infiltração não apresente risco extremo de colapso ou ruína da estrutura, ela pode gerar problemas para os usuários, como a proliferação de matéria orgânica, presença de fungos, lodo, musgo, bactérias e demais contaminantes.

Adquira todos os produtos citados no post de hoje aqui na Geocontract e saiba mais sobre a impermeabilização de reservatórios de água e mais, entrando em contato com um de nossos vendedores especializados. Deixe também seu comentário e continue nos acompanhando!