Drenagem

Fresagem de pavimento: como as geogrelhas HaTelit podem ajudar e conheça o processo

Técnica aplicada para restaurar pavimentos, sem a necessidade de altear calçadas e sistemas de drenagem


Postada em 11/09/2019 às 09:30
Por Claudia Ferreira Ribeiro


A fresagem de pavimento é uma técnica utilizada para restaurar pavimentos sem a necessidade de altear calçadas e sistemas de drenagem. De modo mais detalhado, é definida como o corte de uma ou mais camadas do pavimento, por meio de um processo mecânico realizado a quente ou frio, que visa restaurar pavimentos.

De extrema importância nos serviços de restauração de pavimentos, a fresagem de pavimento oferece diversas vantagens, como:

- Manutenção do greide original da pista;

- Execução de remendos sem desnível nas emendas;

- Correção e/ou alteração da inclinação da pista com relação aos dispositivos de drenagem superficial;

- Manutenção do nivelamento dos tampões de ferro, entre outras interferências, principalmente em pavimentos urbanos;

- Criação de descontinuidade no processo de propagação de defeitos, adiando a evolução dos mesmos no novo revestimento.

Existem diversos tipos de fresagem, entre elas: fresagem padrão, fresagem fina, microfresagem, fresagem superficial, fresagem rasa e fresagem profunda. Saiba mais sobre cada uma delas:

Fresagem padrão

Este tipo de fresagem é a mais utilizada em obras de recapeamento asfáltico, pois visa melhorar a ligação com a superfície remanescente do pavimento.

Fresagem fina

Fresagem utilizada normalmente nos serviços de regularização do perfil longitudinal das pistas e aplicação de microrrevestimento asfáltico.

Microfresagem

Este tipo de fresagem é muito usado na correção do perfil longitudinal das pistas, na correção de defeitos superficiais e visa melhorar a aderência pneu-pavimento, sendo dispensável qualquer tipo de revestimento posterior.

Fresagem superficial

Conhecida também como fresagem de regularização, essa fresagem é destinada apenas para a correção de defeitos existentes na superfície do pavimento, o que pode dispensar o recapeamento posterior da pista.

Fresagem rasa

Este tipo de procedimento é utilizado na maioria das vezes na correção de defeitos funcionais, como remendos e serviços de recapeamento asfáltico.

Fresagem profunda

A fresagem profunda é aquela que o corte atinge níveis consideráveis. É o procedimento mais usado em intervenções, objetivando o aspecto estrutural, seja na recomposição da estrutura original do pavimento ou nos serviços de reciclagem.

Equipamentos

A técnica de fresagem consiste em desbastar o pavimento com equipamentos que possuem cortadores giratórios de ângulos diversos ou várias freses, em movimentos giratórios contínuos. Utiliza-se também equipamentos com pré-aquecimento do pavimento para facilitar o desbaste.

Outro produto muito utilizado é a geogrelha HaTelit: geogrelha flexível de alta resistência para reforço de concreto asfáltico, ideal para bloquear trincas de reflexão em projetos de restauração de pavimentos flexíveis ou rígidos.

Sem contar que este produto e toda a linha de produtos HaTelit permitem um incremento significativo nos intervalos de intervenção na via. Assim, a vida útil das áreas de tráfego é estendida. E devido à redução dos custos de manutenção, as geogrelhas HaTelit oferecem uma solução mais econômica para a reparação das superfícies rodoviárias.

Conheça mais algumas vantagens

- Simples e com instalação confiável;

- Excelente adesão com a superfície de aplicação;

- Produto facilita a instalação, economizando tempo e protegendo contra o deslocamento;

- Reduz o número de sobreposições e permite velocidades mais elevadas de instalação;

- Alta flexibilidade e maleabilidade simplificam a aplicação;

- Resistente a danos de instalação (quando caminhões de asfalto ou acabadoras passam sobre ela, durante a compactação do asfalto, ao colocar em superfícies fresadas e em ambientes alcalinos, quando instalados em superfícies de concreto).

As geogrelhas HaTelit e muitos outros produtos feitos para drenagem de solo, recapeamento asfáltico e fresagem de pavimento você encontra na Geocontract – principal distribuidora de produtos técnicos para construção civil, que conta com atendimento personalizado, marcas qualificadas e os menores preços do mercado para sua obra. Entre em contato e deixe também seu comentário!