Colas

A importância do chapisco e onde encontrar o melhor aditivo para sua obra

Procedimento bastante comum e realizado no início da fase de acabamento da obra


Postada em 18/09/2019 às 11:22
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Na construção civil, existem diversos procedimentos necessários que garantem que uma obra saia conforme o planejado e ofereça praticidade e segurança. O chapisco, por exemplo, é um destes procedimentos bem comum e bastante eficaz, realizado no início da fase de acabamento da obra.

Chapisco

Argamassa usada para revestir paredes ou tetos, que tem como finalidade facilitar o revestimento posterior, o emboço garantindo maior aderência, devido à sua superfície porosa.

Um procedimento bastante comum feito com massa de cimento e aplicado diretamente na parede ou muro antes do reboco, o chapisco geralmente é colocado com colher de pedreiro, brocha ou vassoura de pelo.

Importância do chapisco

O chapisco é importante, pois ao chapiscar a parede, você cria uma camada que irá ajudar a segurar o reboco. Essa camada terá uma dupla função: de um lado fixar o bloco ou tijolo e do outro fixar o reboco, que virá posteriormente.

O chapisco possui quatro tipos de classificações, sendo: chapisco convencional, chapisco industrializado, chapisco rolado e chapisco com pedra britada. Saiba mais sobre cada um deles:

1. Chapisco convencional: é o tipo mais simples, que pode ser aplicado com uma colher de peneira.

2. Chapisco industrializado: é o chapisco mais comum em bases com baixo poder de absorção, aplicado com um rolo de textura e eventualmente uma desempenadeira dentada.

3. Chapisco rolado: é o tipo aplicado com um rolo de textura. Em seguida, é adicionado à argamassa um aditivo, o que melhora a fixação.

4. Chapisco com brita: é o mais utilizado para decorações de parede e muros externos. Na argamassa, é levada areia, cimento, pedra britada e água.

Revestimentos posteriores

Após o chapisco, camada mais grossa e áspera de argamassa, outros dois revestimentos são aplicados sobre a parede. São eles: emboço e reboco.

Emboço: O emboço é a etapa intermediária do acabamento. Feito por água, areia, cal, e cimento, é designado para fazer o nivelamento do chapisco, deixando o substrato mais liso para receber o próximo revestimento.

Quando já está na sua forma regular, dispõe ainda da finalidade de vedação, evitando a chegada da água e de agentes agressivos à estrutura. Esta segunda etapa é o suporte certo para um bom acabamento e ainda possui variações de acordo com a região em que se aplica.

Reboco: o reboco é a etapa final do acabamento com argamassa. Após o reboco, a parede deve ficar plana e lisa para que possa receber as camadas de tinta. Seu uso não se faz necessário quando se utiliza o chapisco industrializado.

No entanto, é bastante útil, pois tem como finalidade impermeabilizar e caracterizar o ambiente, justamente por ser o último revestimento, podendo também evitar imperfeições ocasionadas pelo emboço.

Para evitar maiores dores de cabeça, é fundamental promover uma ligação excelente entre o emboço e o reboco, evitando assim problemas maiores com deslocamento, fissuras – ocasionadas pela má preparação da superfície (muito suja, lisa e com pouca absorção) – ou consistência fina.

Portanto, mesmo que o chapisco tenha outras finalidades e possua diversas vantagens, no caso de absorção, quanto maior for o contato com o substrato de superfície rugosa, melhor será a ancoragem, proporcionando assim uma boa aderência.

Aditivo para chapisco

A Geocontract distribui o melhor aditivo, utilizado nas construções civis em aplicações de chapisco internos, externos, argamassas, ponte aderência e mais – as colas PVA. Com 100% de aprovação nas construtoras, os modelos de colas PVA são indicados conforme os requerimentos do cliente. Reduzindo o tempo e preparo do manuseio, não modificando as características solicitadas no projeto.

Uma delas é a cola PVA A700: aditivo para chapisco, estucamento, argamassa, reboco, concreto, gesso, entre outras aplicações. Um adesivo PVA (Acetato de Polivinila), que proporciona excelente aderência a diversos materiais e tem a função de proporcionar flexibilidade, coesão na argamassa e evitar rebote e escorrimento.

Sua fórmula é concebida para o alto rendimento e bom desempenho. Testada e aprovada na construção civil, à cola para aditivação de argamassa A700 é usada largamente no mercado por grandes construtoras e indústrias.

Aplicações

- Chapisco tradicional (colher);

- Chapisco projetado;

- Chapisco rolado (mediante teste in loco);

- Ponte de aderência;

- Estucamento de piso.

Vantagens

- Pode ser diluído de 6 a 8 partes de água.

- Excelente adesão;

- Usados em áreas internas e externas;

- Evita a retração da argamassa;

- Compatível com cimento Portland;

- O aspecto do filme seco é flexível.

Venha até a loja da Geocontract ou entre em contato e adquira as melhores colas PVA para sua obra! Deixe também seu comentário e continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de construção civil e muito mais!