Impermeabilização

Umidade: conheça os 4 tipos mais comuns em uma construção

Decorrente por intempéries, por condensação, por capilaridade e por infiltração


Postada em 01/10/2019 às 09:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


A umidade é a quantidade de vapor d’água presenteS em determinado espaço e pode também se referir à qualidade do que está úmido ou levemente molhado. Na construção civil, é algo bem comum quando a impermeabilização não é feita.

Esta patologia pode ser decorrente de: 

  • Intempéries
  • Condensação
  • Infiltração
  • Capilaridade 

Elas podem causar sérias consequências à estrutura da construção, como vazamentos, infiltrações, manchas e eflorescência.

A boa notícia é que existem práticas para preveni-la durante a obra ou para eliminá-las em lugares já existentes. Saiba mais sobre cada um dos tipos de umidade e saiba como evitar e combater a umidade.

Veja os detalhes de cada uma abaixo:

Umidade decorrente de intempéries

A umidade decorrente de intempéries é um tipo de infiltração decorrente da água da chuva que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura da casa/ edifício, em consequência de uma impermeabilização mal feita.

Umidade por condensação

Este tipo de umidade é produzida quando o vapor da água existente no interior de um local (sala, cozinha, dormitório, etc.) entra em contato com superfícies mais frias, como vidros, metais e paredes, formando pequenas gotas de água.

Esse fenômeno ocorre normalmente no inverno e favorece o crescimento de microrganismos prejudiciais para a saúde, como ácaros, que causam a rinite, alterando também a aparência do local.

Umidade por infiltração

É aquela umidade causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios pelas paredes, e é muito frequente em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Umidade ascendente por capilaridade

A umidade ascendente por capilaridade é a que aparece nas áreas inferiores das paredes, absorvendo a água do solo pela fundação. É causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios/casas pelas paredes, e é bem mais frequente em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Além destes quatro tipos de umidades mais comuns, existe também a umidade acidental, ascensional e de obra. A umidade acidental é a causada por falhas nos encanamentos, ou seja, no sistema hidráulico; já a umidade ascensional é originada no solo e visível nas paredes, por conta da umidade presente no solo e a umidade de obra está presente no processo de execução da obra e visível no concreto e acabamentos.

Soluções

Para umidade decorrente de intempéries, fazer a impermeabilização adequada com sistemas de pintura flexíveis e duráveis, e utilizar materiais que tenham pouca movimentação interna, é muito importante. Beiras, telhados e calhas devem ser bem projetados, de modo a proteger a fachada contra a exposição contínua da água.

Já a umidade por condensação, quando o vapor de água do interior de um ambiente entra em contato com superfícies frias, como paredes, metais e vidros, e resulta no aparecimento de gotículas e bolor, é muito importante apostar em esquadrias funcionais.

A solução para a umidade proveniente da infiltração, que atinge o interior de uma casa pela parede e pode ser causada pelo escapamento de encanamentos, ausência de impermeabilização ou isolamento ineficaz de casas adjacentes, é escolher produtos de alta de qualidade, profissionais qualificados e contar com um bom projeto de impermeabilização durante a obra.

Com a umidade ascendente por capilaridade, onde as paredes estão ligadas com as vigas de fundação, ficando parcialmente enterradas e em contato com a superfície úmida, recomenda-se isolar a parede com drenos, brita ou geotêxtil. É possível observar sótãos, estacionamentos e pisos térreos com este tipo de problema.

Impermeabilizantes

Para realizar o projeto de impermeabilização em uma construção, contar com impermeabilizantes de qualidade e que te atendam de forma específica, é muito importante. E aqui na Geocontract você encontra os melhores tipos, entre eles argamassas poliméricas, mantas asfálticas, membrana e manta líquida, primer, selantes e muito mais, com os menores preços e das melhores marcas do mercado.

Acesse o site e procure pelo que você precise. Evite que qualquer tipo de umidade invada sua casa e deixe aqui embaixo também o seu comentário!