Colas

Cola PVA: como evitar que as cascas de melancia amarelem e queimem durante o cultivo?

A proteção dos frutos auxilia nos bons resultados e proporciona os efeitos desejados pelo mercado


Postada em 25/06/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


A melancia é uma das maiores frutas conhecidas e é cultivada pelo homem há milhares de anos, podendo chegar até 20 kg. Durante o cultivo, as cascas podem amarelar e queimar, por conta de sua deficiência de cobertura foliar.

Para evitar o prejuízo na hora da comercialização dos materiais, a proteção dos frutos é muito importante e auxilia nos bons resultados. Mas como proteger a plantação e driblar este empecilho sem prejudicar a fruta e proporcionar os efeitos desejados pelo mercado?

Soluções

Dentre as soluções, está o uso de palha para cobrir a produção, de protetores solares específicos e até mesmo de papel e cola branca PVA, que grudados aos frutos durante o final de seu ciclo garantem a sombra ideal para evitar a queima e o amarelamento da melancia. Mas cola branca PVA? Como isso?

A técnica é bastante utilizada, pois na hora de retirar a cola é muito fácil. Sem contar que comparado às outras soluções, a cola branca PVA traz diversas vantagens para o agricultor e a fruta.

Em regiões muito quentes, somente as palhadas não são o suficiente para proteger toda a plantação, e isso exige um cuidado a mais. Com relação aos protetores, eles não afetam o sabor e nem outras características da melancia, mas o seu uso deve ser equilibrado, pois as propriedades dos protetores que refletem os raios solares podem reduzir a temperatura interna da fruta.

Já a cola branca PVA não oferece nenhuma dessas desvantagens e ainda oferece a sombra ideal para evitar a queima. A prática é recomendada durante o final do ciclo das melancias, próximo à colheita, ou seja, perto     de amadurecer, deve se realizar a proteção com o papel colado. Esta operação é feita fruto por fruto.

Mas onde encontrar a melhor cola PVA para esse tipo de operação?

Colas PVA Geocontract

 

 

 

A Cola Geocontract é um adesivo de PVA (Acetato de Polivinila) que proporciona aderência a diversos materiais, especialmente argamassas e gessos, e também serve como cola para melancias. Depois de diluída, a cola PVA evita que as cascas da melancia amarelem e queimem durante o cultivo.

 

Vantagens (Cola PVA A700)

- Pode ser diluída em seis a oito partes d’água;

- Excelente adesão;

- O aspecto do filme é seco e flexível e muito mais.

 

Colas PVA Afix

 

Cola branca de uso geral à base de PVA, indicada para colagem de madeira, aglomerado, chapa dura, MDF, OSB, papelão, couro, laminados, artesanatos em geral e colas para melancia.

Você encontra estes dois produtos na empresa Geocontract – principal distribuidora de produtos técnicos para construção civil, que oferece os melhores produtos, marcas e atendimento para você e sua empresa. Acesse o site ou entre em contato conosco para adquirir os melhores produtos e surpreenda-se com tudo o que a Geocontract pode oferecer para você!