Impermeabilização Silicones

3 tipos de silicones mais usados na construção civil

Bastante utilizados em obras e reformas para preservar construções recentes ou antigas


Postada em 26/06/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Os silicones usados nas construções civis são materiais muito potentes, pois possuem alta resistência ao calor, à água e a agentes oxidantes. No mercado, existe uma grande variedade de silicones utilizados em obras e reformas. São eles: selantes, estruturais e aditivos.

Cada um deles tem a capacidade de fornecer funções distintas em campos de aplicações diferentes. Por serem também versáteis, flexíveis e duráveis, os produtos à base de silicone são indispensáveis. Confira abaixo e saiba mais sobre os três tipos de silicones mais usados na construção civil.

 

Selantes

Os selantes são materiais encontrados no mercado em forma de produtos monocomponente e bicomponente. Em sua composição pode-se encontrar polímeros, cargas, pigmentos e aditivos modificadores.

É um material impermeabilizante utilizado para selar juntas de fachadas e pavimentos entre os mais variados, garantindo uma boa estanqueidade e comportamento mecânico.

Os selantes ainda podem ser aplicados para recuperação de uma estrutura deteriorada e no preenchimento de fissuras de pequeno porte. Encontrado em duas opções: acéticos e neutros, cada variação deste tipo deve ser utilizada para agir em lugares diferentes de aplicação.

Multiflex Selante PU Afix

 

Um exemplo de selante de qualidade é o Multiflex Selante PU. Feito à base de poliuretano com alta flexibilidade, o Multiflex Selante PU sela e cola os mais diversos materiais, podendo ser utilizado em diferentes aplicações, entre elas:

 

- Juntas de movimentação em fachadas, pisos e parapeitos de varandas;

- Juntas de conexão ao redor de janelas e portas;

- Vedações de pisos, vasos, calhas, tubulações e telhados.

 

Depois de aplicado fica impermeável, resistente as intempéries e com excelente aderência em materiais, como: ferro, alumínio, aço inoxidável, chumbo, cobre, cerâmica, azulejos, vidro, madeira, concreto, pedras e materiais plásticos diversos (PVC, poliéster, etc.).

 

Estrutural

Os silicones estruturais são selantes que possuem substâncias apropriadas em sua composição para garantir a força necessária de uma estrutura. Ou seja, por ter alta versatilidade e resistência, o silicone estrutural pode ser aplicado em outros materiais.

É bastante utilizado para segurar grandes peças de vidro, arranha-céus com fachadas de vidro e pode atuar na vedação de caixilhos. Quando usado como adesivo, o material é ideal para unir vidro, aço ou ACM a perfis de alumínio.

Este produto foi um grande avanço da tecnologia por permitir aos arquitetos e engenheiros civis elaborarem projetos ousados e    criativos.

Silicone SSG 4000AC Estrutural

O silicone estrutural UltraGlaze SSG 4000AC é um adesivo elastomérico de alta resistência, monocomponente e com características de cura acelerada que proporcionam propriedades aperfeiçoadas de cura antecipada.

Útil em aplicações estruturadas de fachadas de cortinas de vidro, o material é fornecido como uma pasta e possui as seguintes vantagens e aplicações:

 

Vantagens

- Produto pronto para uso;

- Cura em média 2 mm por dia;

- Flexibilidade em temperatura baixa;

- Estabilidade em alta temperatura;

- Resistente à força dos ventos.

 

Aditivos

Este produto é feito com tintas à base de silicone. Com os aditivos, as pinturas prediais têm maior durabilidade e ótima aderência ao local.

Quando utilizado como aditivo de tintas tem a função ligante. Sua função antiespumante também impossibilita a formação de bolhas na aplicação da tinta e impede a entrada de água no ambiente.

Os aditivos reforçam a estrutura entre o pigmento e o substrato, e com isso, sua aderência e tempo de vida aumentam.

Aditivo Impermeabilizante Viapol

Aditivo impermeabilizante mineral que misturado às argamassas ou concreto, confere impermeabilidade. Possui como vantagens: aplicação simples e fácil, não altera o tempo de cura de argamassas ou concreto, eficiência permanente e não perde suas características ao longo do tempo.

Produto impermeabilizante hidrófugo que reage com o cimento, bloqueia os capilares da estrutura e interrompe assim, o desenvolvimento da umidade em áreas abaixo do nível do solo, como:

 

- Piscinas enterradas;

- Subsolos;

- Poços de elevadores;

- Alicerces e baldrames;

- Muros de contenção;

- Rebocos externos;

- Caixa d’água enterrada.

 

Todos os silicones citados acima, você os encontra aqui na Geocontract! Empresa distribuidora de produtos técnicos para construção civil desde 2016, que oferece aos seus clientes as melhores soluções e preços do mercado, com profissionais especializados e entrega rápida!

Acesse o site ou entre em contato com a Geocontract – empresa que tem diversidade!