Impermeabilização

Prédios em regiões litorâneas sofrem com umidade: como os impermeabilizantes podem evitar este problema?

Entre as principais patologias estão às manchas, formação de bolor e o aparecimento de fissuras e rachaduras


Postada em 28/06/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


A estação mais fria do ano já começou, e com a chegada do inverno, muitas cidades litorâneas têm o aumento da umidade relativa do ar, e com isso, as casas e prédios acabam sofrendo com a chuva e problemas relacionados à umidade nas estruturas acabam aparecendo. São eles: manchas, bolor, fissuras e trincas.

Em um post anterior nós já falamos sobre os riscos que a falta de segurança nestes casos podem causar para as pessoas e os ambientes, por isso, saber o que fazer nessa hora ou até mesmo antes prevenir maiores dores de cabeça, é muito importante.

 

Cuidados especiais

Para o engenheiro civil e perito judicial, Alexandre Chambarelli de Novaes “Os prédios que estão nessa situação devem ter cuidados especiais desde a primeira pintura ou nas manutenções”. O que é um grande desafio para a construção civil, pois a maioria dos problemas enfrentados é decorrente de má execução dos projetos, impermeabilização mal feita e a utilização de materiais de baixa qualidade.

 

Além disso, conhecer e identificar as causas são fatores essenciais na resolução e prevenção de problemas maiores nas edificações. Saiba diferenciar: 

Mofo

O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve por esporos suspensos no ar. Em geral, eles crescem em ambientes úmidos, sem muita circulação de ar. Essa é a razão que faz com que banheiros e despensas sejam atacados pelo mofo.

Fissuras

As fissuras são um tipo de patologia nas edificações e podem interferir na estética, durabilidade e características estruturais da obra. Originada por conta da atuação de tensões nos materiais.

Rachaduras

As rachaduras são trincas de maior proporção que podem surgir pelos mais diversos motivos, como a falha de execução, o uso de materiais de baixa qualidade, a falta de manutenção preventiva, fenômenos naturais como fortes chuvas, ventos e a falha de dimensionamento de projeto.

 

Caso de Obra

Na cidade de Florianópolis, mais especificamente no Condomínio Santa Martha, localizado no bairro Trindade, muitos moradores sofreram com os problemas causados pela umidade excessiva.

O edifício, além de ficar em uma região litorânea, foi construído em um local úmido e contava ainda com um problema de escoamento da água da chuva que vinha de um terreno localizado atrás do condomínio.

Sem contar os muitos apartamentos que não possuíam impermeabilizações adequadas na área dos boxes dos banheiros, prejudicando assim as fachadas adjacentes e a estrutura do edifício.

A solução neste caso foi recuperar as superfícies danificadas. As áreas dos chuveiros foram impermeabilizadas, as rachaduras foram abertas e tratadas com fundo preparador, impermeabilizantes e por fim, uma resina acrílica foi aplicada.

Nas fissuras foi aplicado elastômero acrílico à base de água. Na recuperação estrutural das vigas, as ferragens expostas foram tratadas com anticorrosivo e para preenchimento de espaços vazios do concreto foi usado o método de grauteamento. E para reduzir a umidade do terreno, foram instalados canos de drenagem, brita e mantas geotêxteis 100% poliéster.

 

Impermeabilizantes

Como percebemos no caso acima, os impermeabilizantes são as melhores opções para solucionar e evitar maiores ou futuros problemas para as edificações e os moradores. Conheça alguns impermeabilizantes de qualidade e faça que nem o edifício Santa Martha, e livre seu condomínio de problemas com umidade e outras patologias.

 

Graute Bautech

 

Argamassa fluída de elevada resistência para fixação de equipamentos e reparações em concretos. Fácil de aplicar, através de recursos tradicionais, rápido preparo, bastando apenas misturar o material com água, elevada resistência mecânica e não retrátil.

Campos de aplicação: grauteamento de bases de equipamentos com prensas, turbinas, geradores e bombas em concreto e alvenaria; fixar trilhos, tirantes e chumbadores; enchimento de colunas e espaços vazios em locais não transitáveis; reforços estruturais e reparos e recuperação de falhas de concretagem.

 

Resina Acrílica Bautech

 

 

Verniz de alta performance à base de resina acrílica. Disperso em água, para acabamento superficial acetinado em substratos minerais, pisos de concreto, ardósia, pedras naturais, tijolos e telhas de barro ou cimento.

Altera ligeiramente o aspecto do substrato tratado com a resina, possui ação impermeabilizante, evita incrustações, bactérias, fungos e algas, mantém o aspecto limpo, fácil aplicação, incolor e sem cheiro.

Campos de aplicação: telhas de concreto ou barro; pisos de concreto ou cimento queimado; garagens, estacionamentos, calçadas e hangares; pisos de bloco intertravados ou concreto estampado; pedras naturais, mármores e ardósias; tijolos em fachadas e revestimentos.

 

Manta Geotêxtil Bidim

 

O Bidim VP é uma manta de geotêxtil não tecido agulhado de filamentos contínuos 100% poliéster, criado para dar estruturação às emulsões em obras de impermeabilização. Conhecido também como véu de poliéster para armadura em impermeabilizações moldadas no local, o Bidim VP apresenta resistência à tração e alongamento necessário para resistir à dilação das estruturas.

Evita o escorrimento da emulsão nas aplicações horizontais e verticais, evita imperfeições na superfície, evita o furo na camada impermeabilizada, prolonga a vida útil da superfície impermeabilizada, aplicação simples e menor custo comparado a soluções convencionais.

 

Fora estes produtos, você encontra outros no site e na loja da Geocontract. Entre em contato e fale conosco! Deixe também seu comentário e continue nos acompanhando!