Impermeabilização Silicones

Você sabe as diferenças entre os selantes e adesivos?

Conheça suas principais características, funções e finalidade de cada um


Postada em 03/07/2019 às 14:39
Por Claúdia Ferreira


Os selantes e adesivos são materiais que fazem parte do dia a dia de diversas vidraçarias e construtoras. No entanto, apesar de muito utilizados, ainda há quem os confunda com frequência.

Para que não exista mais dúvidas, saber identificar as principais características, funções e finalidade de cada um, é muito importante. No post de hoje, confira todas essas diferenças e comece escolher o produto certo para determinado tipo de aplicação.

 

Selantes
A função do selante é vedar lacunas entre as superfícies, tornando-as impermeáveis. São materiais flexíveis, que possuem maior elasticidade, coesão e são bastante duráveis.
O selante pode ser utilizado em qualquer aplicação especificada na qual a intenção é de proteger alguma superfície. Usado durante vários projetos de construção, o produto pode ser aplicado em várias camadas de modo a selar e proteger completamente as aberturas entre as superfícies que podem ser difíceis de fechar por qualquer outro método.
Quando utilizado em uma construção, o selante pode ser aplicado para evitar a entrada de correntes de ar, fuligem ou quaisquer outras partículas em questões de minutos.

 

Adesivos
Os adesivos têm a função de unir ou colar uma superfície a outra. São materiais mais rígidos e possuem resistência superior à dos selantes.
Os adesivos também são produtos que possuem alta tenacidade e aderência, e são destinados para aplicações que necessitam de ligação entre dois materiais de uma maneira mais completa.

 

Semelhanças
Apesar de possuírem diversas diferenças, os selantes e adesivos também contam algumas semelhanças, como por exemplo: são produtos fabricados em forma líquida para umedecer a estrutura, formam uniões adesivas aos substratos, endurecem para suportar cargas, preenchem fendas e são bem duráveis.
Para escolher o melhor quando a dúvida surgir, conhecer a composição de cada um, é fundamental para evitar trabalhos malfeitos. Conheça os componentes:

 

- Silicone: pode ser usado tanto para a fabricação de adesivos (se for um silicone estrutural) como para a de selantes.
- Poliuretano: só pode ser usado para adesivos e se a sua aplicação não for feita em áreas externas.
- Híbrido: produtos híbridos só podem ser usados como selantes, nunca como adesivos.

 

Entendeu agora as diferenças sobre os adesivos e selantes, mas não sabe onde encontrar estes produtos de uma marca de qualidade, preço bom e entrega rápida? Aqui na Geocontract você encontra tudo isso e muitos outros produtos para sua obra, reforma ou negócio!

Entre em contato conosco para conhecer os adesivos e selantes da Geocontract e surpreenda-se com tudo que a empresa pode oferecer para você!