Você Sabia?

As facilidades dos drones nos projetos de Construção Civil


Postada em 13/07/2018 às 13:07


 Segundo Sebrae, o setor de construção no Brasil entre o período de 2016 a 2018 apresenta um cenário de possível crescimento, levando em consideração os impactos da situação política e econômica do País. A melhoria do ambiente de negócios e a maior segurança jurídica estimularão o crescimento econômico do setor. Como ele depende de empréstimos de curto prazo e financiamentos, a redução da taxa de juros deverá incentivar o financiamento imobiliário, impulsionando a demanda. O cenário mostra um PIB com alta de 1,7% e o segmento de construção civil no Brasil crescerá 3,3%.

 

 O que você sabe sobre Drones?

 Os veículos aéreos não tripulados, conhecidos como VANTs, são ferramentas que revolucionam a forma de gerir vários processos em múltiplas áreas. Esses equipamentos resistentes e versáteis já possuem regulamentação própria apresentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo dados do Google, o Brasil é o país que mais pesquisa por drones na América Latina, os três primeiros colocados no mundo, em número de pesquisas pelo termo "drones" é: França, Noruega e Holanda.

 

 

 Mas o que isso tem a ver com a construção civil?

 Os drones conseguem alcançar locais que os olhos humanos geralmente não chegam e as imagens são de alta definição com um alcance visual específico. Permitindo mapeamentos e monitoramentos mais eficientes com melhor qualidade dos dados e diagnóstico de regiões, espécies e comunidades. Veja como utilizar drones nos seus processos na Construção Civil:

Levantamento - Levantamentos aéreos e coleta de dados podem criar rapidamente modelos digitais que permitem que as equipes entendam melhor a viabilidade e se as soluções de design são viáveis. Esses modelos também são úteis nas reuniões de briefing com clientes, fornecendo uma amostra antecipada de como ficarão os projetos no estágio final.

Projeto – As imagens do canteiro de obras podem ser compartilhadas em tempo real,  mostrando as condições de trabalho no local. Quando houver dúvidas no projeto, basta adicionar novos dados e compartilhar com a equipe responsável. Essa riqueza e agilidade dos dados mostra como é prático alterar o projeto em resposta às condições reais.

Construção - Uma vez que a construção está em andamento, os drones podem ajudar a monitorar o progresso, manter o controle sobre os materiais e equipamentos, melhorar a visão global do empreendimento e manter os locais seguros de acidentes.

Comunicação - A garantia de divulgação do produto final através de estratégias de marketing utilizando fotos e vídeos tem um papel importante no gerenciamento de comunicação, fornecendo informações precisas e reais do empreendimento.

 

 Com essas informações sobre os drones e o mercado imobiliário conseguimos entender um novo conceito que vem sendo criado, o "Modelo de Informação da Construção". Esse modelo não se trata de um software específico, e sim de um conceitode virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades junto ao projeto/construção de obras de engenharia. Essas informações conectadas à Internet, permitirão com um baixo nível de investimento elevar a qualidade do produto a ser entregue, pois o engenheiro consegue maximizar seu tempo no gerenciamento da obra, realizando o acompanhamento de forma virtual e tridimensional, permitindo uma avaliação comparativa de evolução da obra, mensuração de espaço e controle do cronograma da mesma, gerenciando diversas obras em regiões diferentes ao mesmo tempo. Além disso, contribui para potencialização das vendas após lançamento e início das obras, pois apresenta aos seus futuros clientes de forma virtual o estado atual do empreendimento, transmitindo mais credibilidade para concretização das vendas.

 

 

5 vantagens para você começar a utilizar Drones na Construção Civil:

  • Ferramenta inovadora e de simples manuseio;
  • Potencializa a comercialização do empreendimento e 'anima' equipe de vendas e marketing;
  • Acompanhar o cumprimento do cronograma conforme o projeto;
  • Otimização de tempo e recursos financeiros, pois aumenta a supervisão de engenheiros, arquitetos, coordenadores e clientes do empreendimento ao canteiro de obra. Além de mensurar o andamento da construção;
  • Dados podem ser transformados em material didático para cursos e treinamentos internos da construtora, incorporadora ou instituições educacionais.

 Concluímos então que, se antes as visitas eram constantes, agora poderão ser realizadas em um prazo maior de tempo, além de otimizar recursos financeiros. O profissional também não precisa mais percorrer todo o perímetro da obra. Pode-se acompanhar e avaliar, de onde estiver, diretamente na tela de seu computador, acessando nossa plataforma com os arquivos de todos os ângulos e perímetros da obra e ainda divulgar estas imagens para o público interno, investidores e clientes.

 Dessa forma, sobra mais tempo para realizar outras atividades de sua responsabilidade, poupando, assim, recursos e aumentando a produtividade.

 

 

Ref.: www.administradores.com.br

        www.terra.com.br

        www.sindusconjf.com.br

        www.gazetadopovo.com.br