Impermeabilização

Dicas de impermeabilização para jardins e floreiras


Postada em 25/07/2018 às 15:37


 Um bom projeto para jardins e floreiras deve levar em consideração diversos fatores, como o desenho da floreira, a escolha do material adequado e a incidência de raios solares. Além disso, deve prever também o correto escoamento de água e a aplicação de produtos que impermeabilizem as estruturas, evitando problemas como fissuras, manchas, vazamentos e descolamentos.

 Para evitar esses tipos de problemas, a palavra-chave é impermeabilização, fundamental para qualquer área ou superfície que tenha contato com água ou umidade. No caso de floreiras, jardineiras e jardins, é a água utilizada para a rega das plantas ou da chuva que atua nas estruturas. Por isso, os projetos de paisagismo devem presumir, antes de tudo, um ou mais orifícios para a saída da água.

 Quando os jardins ou gramados estiverem sobre o solo, não há a necessidade de utilizar estes produtos ou impermeabilizantes, pois a água precisa ser drenada para não acumular na superfície. Entretanto, mesmo nestes casos, as paredes destes jardins também necessitam de impermeabilização, para que não ocorra destacamento das argamassas e das pinturas devido à umidade.



 O primeiro passo para uma boa impermeabilização é preparar a superfície da jardineira ou floreira. Este trabalho consiste na regularização de toda área sem fazer emendas, passando por cima do piso, muretas, face de cima das muretas com argamassa de cimento e areia, traço 1:3 em volume, com uma espessura mínima de 2 cm e caimento mínimo de 1% em direção aos ralos. Em geral, utiliza-se um promotor de aderência entre a laje existente e a regularização a ser realizada. Os cantos vivos e arestas devem ser arredondados com raio mínimo de 5 cm.

 Para cada local e situação existem soluções diferenciadas, que promoverão efeitos mais significativos. Será necessário considerar se a jardineira é suspensa ou no solo, junto a paredes ou lajes, e o índice de insolação. Além disso, leve também em consideração quais as plantas mais indicadas para o espaço e o terreno disponível para a formação do jardim. Isto porque as raízes podem afetar as paredes das jardineiras ou mesmo lajes, provocando rachaduras e abrindo espaço para a infiltração da água. Há produtos impermeabilizantes que impedem o crescimento da raiz das plantas, sem danificá-las, e pinturas antiraiz.

 O segundo passo consiste em escolher um material de qualidade, que atenda aos requisitos da obra. É recomendado a aplicação de um primer, como base para o impermeabilizante. Vale ressaltar que a realização da obra e a aplicação dos produtos devem ser feitas por um profissional habilitado.


 Procedimento de impermeabilização com produtos da SIKA

 

  • Limpar bem a superfície e executar regularização impermeável usando o Aditivo Impermeabilizante ImperSika Líquido, com argamassa no traço 1:3 e 1 litro de aditivo para cada 50kg de cimento.
  • Após 72 horas de cura da massa impermeável de regularização, aplicar Igol S como primer de aderência em toda laje e rodapés.
  • Após 24 horas de secagem do primer, aplicar a Sika Manta utilizando o maçarico, fazendo a sobreposição de 10 cm de uma manta sobre a outra.
  • Sobre a impermeabilização aplicada em regiões horizontais, colocar uma camada separadora, filme de polietileno ou papel Kraft, para evitar que os esforços de dilatação e contração da massa de proteção mecânica atuem diretamente sobre a impermeabilização.
  • Executar sobre a camada separadora a proteção mecânica final com massa de cimento e areia no traço 1:4 em volume e espessura mínima de 3 cm. Em áreas verticais e muretas, armar com tela galvanizada hexagonal ou tela de pinteiro. Neste caso com argamassa sobre a tela galvanizada, deixar puxar e fazer o acabamento.
  • Após a cura da argamassa de proteção, executar uma drenagem adequada colocando uma camada de brita 1 no fundo da floreira (15 cm), totalmente envolvida com um filtro para drenagem (manta geotêxtil), gramatura de 200 g/m² ou superior.

A Figura abaixo mostra um exemplo de projeto de floreira:

1 – Argamassa Impermeabilizada

2 – Primer

3 – Sika Manta

4 – Papel Kraft

5 – Manta geotêxtil

6 – Terreno e Vegetação





ref: paisagismobrasil.com.br

      trabalhoepcimpermeabilizacao.blogspot.com

      extra.globo.com