Curiosidades

Crescimento Construção Civil em 2019 no Brasil e expectativas com a chegada do Coronavírus.


Postada em 12/03/2020 às 11:40
Por Mayara Sena


De acordo com os dados das Contas Nacionais, divulgados no dia 04 de Março pelo IBGE, o crescimento da construção civil, que inclui ainda urbanismo, estradas e infraestrutura em 2019, apresentou um resultado positivo comparado com anos anteriores.

O PIB da construção recuou fortemente em 2014 (-2,1%), em 2015 (-9%), em 2016 (-10%), em 2017 (-9,2%) e em 2018 (-3,8%). Já em 2019, o setor teve avanço de 1,6% em comparação a 2018.

Resultado de imagem para ibge pib construção civil 2019

Fonte: IBGE

Um dos fatores que contribuiu para isso foi a queda na taxa de juros, que acabou deixando o crédito mais barato para construtoras e consumidores.

Construtoras e incorporadoras agora partem para o mercado de capitais em busca de financiamento. Só neste ano, três delas já fizeram ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês): a Moura Dubeux, a Mitre e a Priner.

O banco Santander tem viés de baixa para sua projeção de crescimento de 2% para o PIB brasileiro em 2020, e deve fazer sua revisão periódica na próxima semana, trazendo o número para faixa entre 1,6% e 1,7%, antecipou Lucas Nobrega, economista do grupo Santander, durante teleconferência com jornalistas.

Segundo ele, o coronavírus deve gerar 0,2 a 0,3 ponto de perda de PIB para o país este ano.

O analista reforçou que o setor de construção civil é chave para uma aceleração do crescimento, por ser grande empregador, o que gera consumo. “Isso acende uma luz amarela em relação à velocidade de retomada da construção civil”, afirma.

Ainda pensando no impacto do Corona Vírus, a China inovou na construção civil, para combater a doença ao construiu um hospital de 25 mil m² com mil leitos em apenas dez dias na cidade de Wuhan.

 Resultado de imagem para construção civ china

Hoje a China certamente é um dos líderes mundiais em fábricas inteligentes e de grande escala, e utilizam de maneira eficiente tecnologias como robótica, internet 5G, entre outras coisas, tudo isso ajuda a aumentar a eficiência da obra, tornando possível alavancar a velocidade de produções emergenciais, como foi o caso do Hospital Huoshenshan. A indústria 4.0, tornou-se complementar ao setor de construção não apenas na China como no mundo o que pode contribuir ainda mais no crescimento desse setor. 

Fontes: https://valorinveste.globo.com/
https://www.ibge.gov.br/