Você Sabia?

Cura de Concreto: o que é e como pode ser feito


Postada em 07/03/2018 às 11:20


Na construção civil, essa fase é mais conhecida como secagem do concreto. É o conjunto de capacidades que devem ser tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada no concreto aplicado. A água é um elemento imprescindível para a hidratação do cimento. A cura do concreto é de extrema importância, pois sem saber como fazê-la, toda sua estrutura pode ficar em risco quando se está na fase de ser construída.

O que é cura do concreto ?

Sua cura consiste em molhar, ao decorrer de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não fique sem umidade.

O concreto detém em sua composição a água, não necessariamente porque precisa só de viscosidade para a aplicação, mas também porque ações químicas acontecem entre água e cimento, tornando-o mais firme e resistente. Se não houver água o bastante, o concreto se manifestará expondo fissuras e falhas em sua superfície, mesmo depois de pronto.

 

Melhor dizendo a cura preserva o concreto evitando rachaduras e quebras na superfícies. O que acontece com uma certa frequência é que o calor do sol e o vento, fazem com que a água evapore após os primeiros dias de endurecimento do concreto, justamente quando ele ainda está na fase de adquirir resistência. Isso faz com que a cura do concreto seja de suma importância: ela não permite que a água do traço (a mistura dos ingredientes para fazer o concreto), se perca no ambiente, para que as reações químicas aconteçam sem problemas.

Uma cura mal feita reduz em até 30% da resistência do concreto. Principalmente se for estruturas que ficam expostas ás intempéries do sol e da chuva. E mais uma vez a cura do concreto se mostra indispensável para que a concretagem não fique mal feita e fragilizada.

 

Como a cura do concreto pode ser feita?

É significativo que tenhamos fixado em mente, que a cura do concreto possibilita umidade e ao mesmo tempo em que proporciona a redução da evaporação da água que já está existente na fórmula do concreto.

 

Abaixo listamos algumas das formas para fazer a cura:

 

- Cura de concreto com água.

A utilização direta da água é maneira mais simples e provavelmente a mais realizada para obter a cura do concreto em obras, mas isso varia de acordo com o tamanho da área concretada.

Neste método é só molhar bem toda estrutura concretada com uma mangueira por pelo menos três vezes ao dia por sete dias consecutivos da concretagem: pela manhã, ao nascer do sol; no horário de almoço, quando ele está no auge do seu calor; e ao pôr do sol, para garantir sua umidade durante o período noturno.

 

Nota: esses horários para cura do concreto, são apenas uma boa proposta. A maneira mais correta de se fazer, é não deixa-lo secar nunca durante o período de concretagem, mas, toda vez que você reparar que a superfície está secando, é só pegar a mangueira e jogar água novamente.

O maior contratempo dessa forma de curar o concreto é que em obras muito extensa, perde-se muito tempo com a mangueira, e a evaporação da água surge mais rápido. Uma solução para isto, é uma outra forma de cura do concreto que vamos citar a seguir, lençóis impermeáveis.

 

 - Cura do concreto com Lençóis Impermeáveis

Aqui está outra alternativa para superfícies planas e extensas, que padecem mais com a evaporação contínua. Seu processo é bem simples também, logo após de ter toda estrutura molhada, cubra com tecido impermeável, desse jeito, a evaporação será procrastinada.

 Para evitar serviço dobrado e não ter que tirar a manta toda vez que for efetivar a cura do concreto, apenas ligue a mangueira com o tecido bem fixado na superfície e deixe a água se espalhar. Com a impermeabilidade do tecido, os pontos em que a água poderia escapar, é eliminado.

 

 

 Nota: fique atento  com as mantas de cores escuras, as mesmas não são indicadas para este tipo de aplicação, pois deixam a superfície mais quente.

 

- Cura do Concreto com Areia

Tá aí um elemento que também pode ser utilizado para esses fins, assim como o lençol, a areia retarda a evaporação da água deixando o concreto devidamente úmido e frio por mais tempo.

 

 

- Cura Química

Outra possibilidade é poder aplicar produtos químicos para efetuar a cura do concreto. Usa-se por cima da superfície, e torna toda a superfície impermeável. Uma ótima alternativa, mas infelizmente mais cara.

 

 

Nota: apesar de ser necessário mais verba, a cura química, é a melhor solução para curar o concreto em paredes de contenção com altura mais elevada, barragens, canais com paredes verticais ou inclinadas.

 

Curtiu as sugestões? Esperamos que sim e que tenha ajudado, para mais dicas curta nossa página do Instagram