Silicones

Descubra as diferenças entre o silicone neutro e acético para as construções


Postada em 23/01/2019 às 10:00


Cada vez mais em nossas vidas, à presença destes polímeros em obras e construções é maior do que muitos imaginam

 

Por Cláudia Ferreira

 

O silicone é um polímero químico, cuja cadeia básica é formada por átomos alternados de silício e oxigênio, que está cada vez mais presente em nossas vidas e é muito utilizado não somente em próteses, mas também em vedações, polimentos, impermeabilizações, etc.

No mercado, existem diversos tipos de silicones, que exercem específicas funções, como o silicone neutro, acético e o estrutural. No setor vidreiro, ele revolucionou a maneira com que os vidraceiros trabalham, e atualmente, é conhecido pela sua capacidade flexível, resistência aos raios ultravioleta do sol e por aguentar agressões do tempo, como chuva, vento, frio, calor, agentes oxidantes, etc.

No post de hoje falaremos sobre dois dele detalhadamente: para que servem e suas principais diferenças, o silicone neutro e o silicone acético.

Silicone Neutro

O silicone neutro é um selante que não leva em sua composição nenhum solvente ou aditivo. Ele é totalmente puro, daí o seu alto desempenho em situações onde se exige uma adesão perfeita. O silicone neutro não possui nenhum tipo de cheiro, pois durante a cura não ocorre à liberação do ácido acético, que em sua forma impura é popularmente conhecido como vinagre.

Ideal para instalar vidros em madeira, alumínio, esquadria de PVC e para vedar juntas de construção, o silicone neutro tem excelente adesão em superfícies porosas. Pode ser usado em ambientes externos, pois possui grande flexibilidade, durabilidade e é capaz de permanecer estável mesmo em grandes variações de temperatura, resistindo aos raios UV e não escorrendo em variações verticais.

Onde encontrar o silicone neutro?

Na empresa Geocontract, distribuidora de peças técnicas de qualidade desde 2016, você encontrará silicones neutros de diversas marcas, com o melhor preço do mercado e que oferecerá diversas vantagens para sua obra, reforma ou superfície que deseja aplicar o silicone. Conheça as vantagens de alguns silicones oferecidos pela empresa Geocontract:

 

1. Oferecem boa adesão.

2. 100% silicone.

3. Resistentes às intempéries e elasticidade excelente.

4. Rápida formação de em até seis minutos.

5. Não ataca a pintura ou anodização.

6. Cores variadas: translúcido, branco, preto, cinza, bronze e bege.

 

Lembrando que o silicone neutro pode ser aplicado com pistola manual, a superfície deve estar sempre limpa, e ele é, principalmente, recomendado para vedação de juntas em vários materiais como: madeira, concreto, metais, pedras, cerâmicas, alumínio e maioria dos plásticos, na fixação de espelhos em paredes onde se exige uma alta adesão.

Silicone acético

O silicone acético recebe um tratamento de cura diferente do primeiro, pois conta com o ácido acético em sua composição e é fungicida (pesticida que combate fungos, para a não proliferação), o que faz também com que o silicone acético tenha um odor característico.

Tem excelente adesão em vidros, cerâmicas, metais, azulejos e alumínios e é um selante permanentemente elástico. Devido ao ácido, é ideal também para ambientes internos de alta umidade, como box de banheiro, pia de cozinha, lavanderias e superfícies não porosas. Como o neutro, o acético é resistente à incidência de raios solares UV, não escorre em juntas verticais, propicia alta resistência na fixação e em diversas condições climáticas, como: chuva, calor, frio e outras temperaturas extremas.

Onde encontrar o silicone acético?

Na Geocontract! Como o neutro, aqui você encontrará silicones acéticos de diversas marcas, com o melhor preço do mercado e que oferecerá diversas vantagens para sua obra, reforma ou superfície. Veja as vantagens de alguns silicones oferecidos pela empresa número um em distribuição de produtos técnicos:

 

1.Ideal para ambientes internos e úmidos.

2. 25% de alongamento.

3. Com fungicida.

4. Tempo de trabalho: seis minutos.

5. Possui cura rápida

 

A aplicação do silicone deve ser feita com pistola de aplicação e necessita de bastante conhecimento para manuseá-lo. Para mais dúvidas ou informações sobre o silicone certo para sua necessidade, entre em contato com a nossa equipe de vendedores e engenheiros capacitados, que terão o prazer em lhe atender bem.