Curiosidades

Novas tecnologias em obras e materiais mostram o futuro da construção civil


Postada em 30/01/2019 às 08:00


Tais novidades têm contribuído para transformações expressivas no setor

 

Por Cláudia Ferreira

 

A construção civil é uma área que vem evoluindo cada vez mais no mercado com novas técnicas, invenções e tecnologias. Tais novidades têm contribuído para transformações expressivas, e para comprovar esses indícios, listaremos na matéria de hoje algumas dessas mudanças que mostram o futuro da construção civil, através de alguns materiais e obras.

Materiais 

Diversos materiais tornaram-se ainda mais modernos e inovadores, como por exemplo, a alvenaria convencional que foi substituída pelo drywall – sistema de construção a seco, que não utiliza água, permite uma construção muito mais limpa e não demanda a utilização de argamassa ou outro material. Sem contar que o drywall é conhecido por ser mais leve, ocupar menos espaço e ser mais prático na hora de montar, diminuindo assim o custo da construção.

 

 

Outra tecnologia bastante usada em países como China e Estados Unidos, é a impressora 3D. A impressora 3D elimina o desperdício de materiais nos canteiros de obras, aumenta a segurança do trabalhador, diminui o tempo de construção, conta com alto nível de detalhamento, reduz o tempo e custo com a confecção de materiais mais complexos e muito mais. A impressora 3D permite que engenheiros testem ideias antes partirem para processos de fábrica. 

 

 

Obras

A ponte The Queensferry Crossing, localizada na Escócia e finalizada em 2017, possui uma tecnologia que reduz a pressão do vento nos veículos, que diminui o risco de fechamento da ponte devido aos fortes ventos. O sistema foi construído para que a ponte pudesse transportar 24 milhões de veículos por ano. Com esta tecnologia, a estimativa é que o projeto também dure por 120 anos, podendo chegar até mais.

 

 

O prédio Shanghai Tower, na China, construído em 2009 e inaugurado em 2015, é uma das construções mais eficientes em termos de energia do mundo, com a tecnologia LEED Platinum. Com 632 metros de altura, a forma espiralada está relacionada à redução de 24% nos esforços causados pelo vento.

 

 

 

Viu só o quanto as novas tecnologias estão ajudando no desenvolvimento e crescimento do setor? E estes foram apenas alguns exemplos dos milhares que estão por vir, para nos mostrar que o futuro da construção civil já está mais próximo do que imaginamos. Por isso, não deixe de acompanhar as mudanças e escolher sempre o melhor para sua obra, como os produtos da Geocontract. Empresa especializada em peças técnicas para construção civil, que sempre busca oferecer o melhor para seus clientes. Adquira nossos produtos e surpreenda-se!