Dicas

Materiais adequados para todas as fases da obra


Postada em 07/03/2018 às 15:09


Sabemos que todas as obras passam por fases, das quais são constituídas por quatro principais estágios, sendo eles: fundação, estrutura, acabamento e acabamento final. Cada uma dessas etapas precisa de um cuidado específico, para que engenheiros, projetistas e arquitetos não venham a ter preocupações com sua construção. Considerando sempre a hipótese de solucionar algo, demonstrar e proporcionar benefícios para sua obra, listamos alguns materiais que são recursos viáveis, para que sua obra seja realizada com sucesso sem interferências indesejáveis.

 1° Fundação

Elementos de fundação como sapatas, vigas baldrames e radiers, tendem a ter importância por proporcionarem salubridade e resistência das estruturas, para assegurar toda essa consistência temos de usufruir da impermeabilização. Mesmo que não fiquem dispostos às intempéries, como as lajes de cobertura, esses elementos de fundação ficam em constante contato com a umidade do solo, que quando não tratados os conduzem a umidade por capilaridade para alvenarias e outros elementos estruturais.

Havendo estanqueidade na interface entre fundações e paredes, como o imprescindível método de impermeabilizar fundações, os materiais mais destacados para essa finalidade são: emulsões asfálticas, cimentos poliméricos, mantas asfálticas e aditivos impermeabilizantes para argamassas. 

É recomendável que fique atento as falhas de execução, pois pouco adiantaria dispor de conhecimentos como esse e ter em mãos produtos de qualidade, se a impermeabilização for executada de forma errada, recorra a aplicadores especializados.

Materiais que a Geocontract dispõe:

Emulsão Asfáltica

- Igol 2

- Vedapren Preto

- Neutrol

- Vitkote

- Ecol 2

Cimento Polimérico

-  Viaplus 1000

- Sikatop 100 / Sikatop 107

Manta Asfáltica

- Manta Asfáltica Viapol Classic Poliéster

- Denver Impermanta

- Manta Viapol Baldrame

Aditivo para Argamassa

- Vedacit

- Viapol Contra Umidade

Para sistema de drenagem em fundação, separamos os seguintes materiais: geotêxteis (permite um melhor escoamento da água reduz custo e aumenta a vida útil da estrutura), geocomposto (capta e conduz o excesso de água do solo, protege a impermeabilização,evita a colmatação do sistema drenante pelas partículas finais do solo e mantém alta capacidade de drenagem mesmo em grandes profundidades) e tubo para drenagem (destinado a coletar e escoar o excesso de líquido infiltrado no solo com a finalidade de proteger obras de engenharia, propiciar melhores condições de uso de uma área com lençol freático alto ou alagadiço, e evitar o contato de líquidos indesejáveis às áreas a serem protegidas). 

Geotêxtil para Drenagem

- Manta Geotêxtil Bidim GT

- Manta Geotêxtil Bidim RT

Geocomposto Drenante MacDrain

- MacDrain TD

- MacDrain 1L

- MacDrain 2L

- MacDrain 2L FP

Geocomposto Drenante MaxDren

- Geocomposto Drenante MaxDren R

- Geoespaçador MaxDren

Tubo para Drenagem

- Tubo Drenante Kanadren

- Tubo Drenante Kananet 

2° Sistemas Estruturais (Convencionais)

* Concreto Armado (protendido ou pré-tracionado)

Uma de suas características é a fissuração, processo inevitável, pois se não houvesse fissura, não teria como o aço ajudar o concreto a resistir a tensões, com isso é indispensável mantê-lo sob controle e dentro dos limites razoáveis. Lembre-se de acompanhar a fissuração, a mesma pode se tornar nociva e causar danos na aceleração na oxidação das armaduras, também é indicado bloquear o contato direto com a água da chuva e providenciar uma drenagem durante a fase do projeto.

A Geocontract dispõe:     

Resina Epóxi

- Sikadur Epóxi

- Tecbond Tix Quartzolit

- Sikadur 32

- Sikadur 31

- Viapoxi Adesivo Tix

- Compound Adesivo

- Adesivo Epóxi Tecbond MF Quartzolit

- Denverpoxi Max

  Poliuretano

- Sikaflex Construction

- Sikaflex Universal

- Sikaflex Construction PU

- Monopol PU 25

- Monopol Construção

- Sikaflex 1A Plus

- Selante PU 30 Quartzolit

Espuma Expansiva

- Espuma Expansiva Quartzolit

- Sika Boom M

 * Alvenaria Estrutural (autoportante)

Este tipo de sistema pode ser divido em três categorias: alvenaria estrutural armada (quando são preenchidos com micro concreto que envolve barras de aço); alvenaria estrutural não armada (são paredes feitas sem barras de ferro, tendo sua consistência reforçada em vergas ou contra-vergas fixas entre as paredes); e por fim a alvenaria estrutural parcialmente armada (consiste em apenas algumas paredes com barra de ferro e outras sem).

A Geocontract dispõe de materiais como Graute, para preenchimento de alvenaria:

Grautes

- Sikagrout 250

- Super Graute Quartzolit

 * Estrutura Metálica

Seus cuidados devem ser maiores referentes ao desgaste do material, se for o caso, deve-se analisar um meio mais viável, como por exemplo, uma estrutura mista, na qual o concreto auxilia em sua proteção à corrosão.

Impermeabilizantes que Dão Resistência ao Concreto

- Eucorepair Ferroprotec (Inibidor de corrosão de estruturas aparente)

- Vedacit Rápido CL

- Sikagrout 250

- Sikadur 42 BR Comp. C

- Super Graute Quartzolit

 * Concreto Protendido

Protensão é a técnica utilizada para acrescentar resistência do concreto, que basicamente consiste em dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto, sendo sua ideia inicial garantir resistência do material, minimizando os impactos de ações externas. Neste caso do concreto, a protensão pode reduzir as chances de fissuras.

Impermeabilizantes que Dão Resistência ao Concreto

- Reparo Estrutural Quartzolit

- EucoRepair Ferroprotec

- Viapoxi Adesivo

 * Parede de Concreto

Sua fundação é definida considerando cada local de implantação das unidades habitacionais, especialmente resistência mecânica do solo. Ressaltando que em fundações diretas, deve tomar os devidos cuidados com a umidade existente ao nível do solo, para que não migrem para dentro da edificação ou das paredes.

Impermeabilizantes Complementares

- Reparo Estrutural Quartzolit

- EucoRepair Ferroprotec

- Viapoxi Adesivo

3° Acabamento    

Revestimentos de Paredes

 É aquele toque especial nos cantinhos da casa, revestimento de parede torna-se um grande parceiro, isso é, quando se conhece bem os cômodos, porque serve para proteger e decorar o ambiente, abaixo listaram alguns materiais que podem ser utilizados com maestria em suas aplicações de revestimento.

Aditivos para Argamassa e Chapisco

- Cola PVA Geocontract A700

Verniz

- Bautech Antipichação

- Acquella

- Viapol K-154

Argamassa Especial

- Cimentcola Interno AC1

- Cimentcola Externo Quartzolit AC2

Revestimentos de Piso

Há grandes variedades de revestimento de piso, entre eles: madeira / tacos / parquetes / táboa corrida / cerâmica / cerâmica esmaltada e vitrificadas / pisos laminados / ladrilhos / blocos de cimento / cimentado / pedras, mármores e granitos / pó de mármore / aglomerado de mármore ou granito / granilite e etc.

Antes que você faça o revestimento, indicamos o Contrapiso Pronto Argamassa Quartzolit, para regularização e nivelamento de pisos residenciais e comerciais.

Argamassa para Impermeabilização

- Bautech Mlastic

Para Pisos de Concreto

- Bautech Cimento Queimado

- Sika Top 107

- Resina Acrílica Multiuso Incolor Alto Brilho Bautech

Para Cerâmica

- Bautech AC3

- Cimentcola Interno Cinza Quartzolit AC1 (Para áreas internas)

- Cimentcola Externo Cinza Quartzolit AC2 (Para áreas Externas)

* Revestimentos de Forro

 Este elemento, além de ter função estética de esconder o telhado, vigas e dutos elétricos, ainda tem a funcionalidade de isolante térmico e acústico. Há revestimentos como: forro de laje / teto em gesso rebaixado / forro de PVC , entre outros.

Forros Minerais

- Forro Tonica

- Forro Structura

- Forro Sirius

- Forro Sandila Micro

- Forro Finetta

- Forro Constellation

- Forro Comet

- Forro Bolero

Espumas Acústicas

- Placa Acústica Sonex Illtec Perfilado

- Placa Acústica Sones Illtec Plano

Adesivo para Colagem de Placas

- Adesivo PA- 02 Sonex

* Passagem da Fiação e Finalização das Instalações Elétricas

 Toda instalação elétrica consiste em ser executada em três fases: colocação de tubulações, colocação da fiação nas tubulações e finalização da instalação.

 Porém a Geocontract dispõe apenas de produtos técnicos para construção civil, não fornecemos orientações técnicas, nem produtos para quaisquer tipos de instalação elétrica.

* Assentamento e Colocação das Louças e Metais Sanitários

- Assentamento de Tanque

 Que este elemento seja instalado com responsabilidade, pois um trabalho mal feito podem ocasionar problemas hidráulicos, tem que certificar se tudo está certo com os canos e se não há perfurações ou nenhum outro tipo de anormalidade.

 Faz-se necessário rejuntar os espaços entre paredes ou piso e a peça, utilizando massa de rejunte ou silicone.

Rejunte

- Bautech Rejunte Líquido

Silicone

- Silicone GE Top 490n Neutro

- Assentamento e Ligações de Bacias Sanitárias

Para que seja garantida a qualidade nas instalações, tem de contar não só com as melhores louças e metais sanitários, pois se a mesma for instalada de forma inadequada, o mau odor passará  para o ambiente do banheiro. Com isso utilizam-se materiais como: anéis de vedação, preparação de superfície, e por fim fazer o acabamento com rejunte em volta do pé do vaso.

Rejunte

- Bautech Rejunte Líquido

Massa para Fixação

- Bautech Rapdez

* Colocação de Caixilhos ou Esquadrias

Em assentamento de esquadrias o preenchimento de um cordão de silicone é necessário para calafetagem entre a esquadria e o contramarco. Após essa etapa, pode-se instalar a esquadria no local.

Selantes de Silicone

- Silicone GE Top 490n Neutro

- Silicone Estrutural GE SSG 4000ac

- Silicone Estrutural Bicomponente GE SSG 4600

4° Acabamento Final

* Colocação de Vidros

 Depois de feito a conferência da espessura e dimensões como largura e altura, já sabemos que está tudo nos conformes para utilizá-lo. A colocação feita ou não por mão-de-obra especializada é indicado que seja aplicado com silicone.

A Geocontract dispõe:

Selantes de Silicone

- Silicone GE Top 490n Neutro

- Silicone Estrutural GE SSG 4000ac

- Silicone Estrutural Bicomponente GE SSG 4600

* Pintura Geral Externa e Interna

 Quando se fala de tintas já vem na nossa mente aquele mundo de cores extraordinário. Porém devem-se tomar cuidados com a massa corrida, textura, grafiato, selador e principalmente as tintas baratas.

 Aqui na Geocontract possui tintas para as duas opções, tanto interna como externa, em sua composição há o famoso acrílico, podendo ser aplicados em diversos substratos dependendo da tinta.

Tintas para Áreas Internas e Externas

- Bautech Tinta Premium

- Bautech Tinta Acrílica Standard 500m

- Bautech Tinta Acrílica Zero Manchas