Impermeabilização

Sistemas de impermeabilização: o que é e para que serve a manta asfáltica na construção civil?


Postada em 14/02/2019 às 08:00


Um dos métodos mais utilizados no Brasil, que possui diferentes tipos: alumínio, poliéster e polietileno

 

Por Cláudia Ferreira

 

A manta asfáltica é um tipo de impermeabilizante feito a partir de asfaltos modificados, armados com filme de polietileno, filme de poliéster e borracha butílica ou PVC plastificado. Quando aplicado em superfícies, deixa a estrutura vedada contra a ação da água.

Hoje, a manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados no Brasil para impermeabilizar lajes e telhados devido a sua maneira eficaz de proteger, evitando infiltrações, as quais podem trazer problemas estruturais e a proliferação de bolores e mofos.

Existem diversos tipos de mantas asfálticas, ou seja, cada um dos materiais estruturantes que compõem as mantas possuem características próprias, que podem conferi-las maior resistência à perfuração ou ao puncionamento, entre outras. Sendo assim, a especificação correta da manta asfáltica para cada área é fundamental para o sucesso do sistema de impermeabilização.

 

 

Saiba mais sobre cada uma delas e descubra onde aplicá-las nas construções:

Manta asfáltica de alumínio

Indicada para áreas sem circulação e/ou sem peso sobre a superfície, a manta asfáltica proporciona proteção contra a umidade e temperaturas mais amenas no interior do imóvel. Campos de aplicação: marquises, telhados, entre outras áreas circulares. A aplicação pode ser feita de duas formas: aderência com asfalto ou aderência com maçarico. No primeiro caso, a manta asfáltica é colada à superfície com o uso de asfalto aquecido. Com o uso do maçarico, faz-se o direcionamento da chama de forma a aquecer o substrato e a face de aderência da manta para que se colem. No entanto, no uso da chama deve haver cuidado para que a intensidade não danifique a manta asfáltica e proporcione a adequada aderência da manta ao substrato.

Manta asfáltica de poliéster

 

Produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta excelente aderência, durabilidade e resistência. Estruturada com ou não-tecido de filamentos contínuos de poliéster, resinado e termofixado, a manta asfáltica de poliéster garante perfeita impermeabilização da área a ser utilizada. Campos de aplicação: lajes de pequenas dimensões e em áreas frias como: banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, telhados, pisos de barriletes, barreira de vapor e sistemas de dupla manta.

Manta asfáltica pré-moldada ou de polietileno

É comum, após a colocação do piso acabado em uma obra, o risco de abrasões e impactos devido às obras complementares no mesmo ambiente. Para evitar este prejuízo, a manta de polietileno proporciona segurança e proteção à superfície finalizada. É de fácil instalação e longa durabilidade, pois é reutilizável. Outros campos de aplicação: lajes transitáveis, jardineiras e floreais, muros de arrimo e paredes verticais, caixas d’água e reservatórios, piscinas e tanques de piscicultura, pisos de estacionamento, áreas frias (banheiros, cozinhas, lavanderias, etc.), terraços e sacadas.

Durabilidade da impermeabilização com manta asfáltica

A durabilidade da impermeabilização com manta asfáltica depende de diversos fatores: projeto de impermeabilização, especificação adequada de todos os materiais, dimensionamento do sistema de escoamento da laje, aplicação com mão-de-obra qualificada e manutenção adequada. Respeitando todos estes aspectos, a durabilidade projetada pelos fabricantes pode ser alcançada.

Vantagens da manta asfáltica

1. Possui grande resistência à tração, furos e rasgamentos.

2. Resistente às cargas de peso das paredes de alvenaria.

3. Quimicamente estável, resistente a ação de micro-organismos e sais dissolvidos nas águas provenientes do solo.

4. Excelente capacidade de alongamento, mantendo-se estável quando sujeito à deformação das fundações.

5. Elevada durabilidade.

Onde encontrar a manta asfáltica?

No mercado de distribuição de produtos para construção civil desde 2016, a empresa Geocontract é referência em atendimento personalizado, preço baixo e materiais de qualidade! Acesse o site e veja todos os tipos de mantas para sua obra ou reforma. Diversas marcas, tamanhos e todas com muita qualidade, para você escolher a que mais combina com o que precisa!