Curiosidades

3 tipos de camadas de argamassa para adquirir uma boa qualidade no acabamento


Postada em 19/02/2019 às 08:00


Chapisco, emboço e reboco garantem paredes lisas e planas e contam com diferentes espessuras e finalidades

 

Por Cláudia Ferreira

 

Para obter paredes com superfícies lisas e planas, as aplicações do chapisco, emboço e rebocodevem obedecer à ordem correta e utilizar argamassas devidamente dosadas, pois são determinantes para a qualidade final de uma obra. Verificar também se a base está limpa e livre de impregnações, além de respeitar o tempo de cura entre o intervalo de uma camada para a outra são alguns outros cuidados que devem ser considerados. Mas afinal, para que o chapisco, o emboço e o reboco servem e como aplicá-los na parede?

De modo geral, todos eles são tipos ou etapas de revestimento, que têm como principal função  função corrigir as imperfeiçoes da alvenaria e superfícies irregulares, preparando a obra para receber algum tipo de acabamento, como pintura, cerâmica, porcelanato, etc. Além disso, esses revestimentos ajudam na estanqueidade e no isolamento térmico e acústico da edificação.

Chapisco

 

O chapisco é o primeiro revestimento a ser aplicado diretamente na alvenaria de modo irregular. Preparado com areia e cimento, o chapisco possui alta resistência mecânica e é responsável por aumentar a rugosidade da superfície e dar maior aderência para o próximo revestimento. Em locais que não há necessidade de acabamentos finais mais elaborados, como os muros, por exemplo, é comum encontrar o chapisco como revestimento final.

O chapisco deve ser lançado por uma colher de pedreiro na alvenaria umedecida e o tempo de cura é de, no mínimo, 24h, antes de aplicar outro revestimento. Se for necessário, pode-se utilizar aditivos para melhorar a aderência e obter maior qualidade no revestimento

O chapisco pode ser dividido em quatro categorias: chapisco convencional (tem a função de aumentar o atrito), chapisco industrializado (indicado para superfícies lisas), chapisco rolado (conta com aditivos para melhorar sua aderência) e chapisco com pedra britada (utilizado em decoração externa).

Emboço

 

O emboço é o segundo revestimento a ser aplicado. Ele consiste em uma massa mais grossa (areia, cimento, água e cal), que tem a finalidade de eliminar as imperfeiçoes da superfície trabalhada e lisa para receber o reboco. Quando uniforme, apresenta ainda a função de vedação (dificultando a chegada da água e agentes agressivos à alvenaria) e isolamento acústico e térmico. O tempo de cura recomendado é de sete dias.

Reboco

 

O reboco é a última camada a ser aplicada após a instalação de portas e janelas. É ele que deixará a superfície plana e lisa para a realização dos serviços de pintura. A argamassa do reboco deve ser fina e pastosa, e é importante peneirar a areia antes de fazer a massa. O preparo do reboco envolve cimento, cal hidratada e areia fina.

A aplicação do reboco é feita com uma desempenadeira em movimentos circulares e sua espessura não deve ultrapassar 5mm. Quando ficar pronto, verifique contra a luz se existe imperfeições como ondulações e rugosidades. O tempo de secagem do reboco é de sete dias. Após este período você pode fazer a pintura ou instalar os demais revestimentos.

Argamassas, pinturas acrílicas e aditivos Geocontract

Na empresa Geoontract você encontra argamassas, argamassas poliméricas, adesivos para chapisco, aditivos para argamassas de assentamento, pinturas acrílicas e muito mais para que a aplicação das três camadas de argamassas seja feita da melhor forma possível. Conheça os produtos e surpreenda-se com tudo que a Geocontract pode oferecer para sua obra ou reforma.