Dicas

O que é e como usar o cimento queimado para decorar?


Postada em 26/02/2019 às 08:00


Argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, que pode ser usada em diversos tipos de construção

 

Por Cláudia Ferreira

 

O cimento queimado é um acabamento feito a partir da mistura de argamassa de cimento, água e areia. Para aplicar o material é feito o nivelamento da argamassa. Depois, com a mistura ainda úmida e mole, o pó de cimento seco precisa ser jogado e espalhado com uma desempenadeira por toda a superfície. Há ainda a possibilidade de aplicar corantes das mais diversas tonalidades, deixando o cimento com uma cor diferente e ao mesmo tempo bonita, complementando a decoração.

Passo a passo para a aplicação do cimento queimado

1. Prepare a base: se a superfície que o cimento queimado for aplicado for lisa e irregular, será preciso passar um chapisco para criar uma aderência para o cimento.

2. Prepare a argamassa: a mistura da argamassa deve ser envolvida em água até obter uma consistência cremosa. Para evitar que o cimento fique rachado, devem ser colocadas juntas de dilatação por toda a superfície.

3. Aplique e queime o cimento: aplique uma massa feita com cimento, areia e água em cada uma das juntas. Na massa de cimento ainda úmida, polvilhe pó de cimento cobrindo toda a área. Após a absorção da massa, é preciso alisar o piso usando uma desempenadeira ou colher de pedreiro.

4. Finalize: deixe o cimento secar e depois de seco lave a superfície usando água e sabão. Para que o cimento queimado fique com brilho, é preciso aplicar algum produto como cera para pisos, resina de proteção ou um verniz.

Com o cimento queimado você pode fazer diversas aplicações, pois o material se encaixa tanto em projetos com uma proposta mais rústica, quanto em obras mais contemporâneas. Versátil e barato, o cimento queimado voltou com tudo nas residências e hoje você saberá como usar este produto na decoração, suas vantagens e como evitar os problemas mais comuns para sua obra ou reforma.

No quarto 

 

Para utilizar o cimento queimado no quarto é preciso pensar nas cores da decoração como um todo. O cimento queimado em uma parede pode proporcionar um efeito frio e discreto ao ambiente, por isso, invista em tons mais claros para não deixar o quarto tão escuro e sombrio. Cinza claro, rosa bebê e amarelo podem ser uma ótima pedida.

Na Sala

  

Na sala, por sua vez, você tem a oportunidade de ousar um pouco mais, quanto ao conjunto de cores, impactando o ambiente com o cimento queimado e peças mais chamativas e coloridas, como cadeiras, quadros, mesas de centro, tapetes, etc. Essa combinação de cimento queimado e peças mais chamativas deixarão a sala muito mais bonita, aconchegante e sofisticada ao mesmo tempo.

Na cozinha

 

Na cozinha, o cimento queimado irá proporcionar um equilíbrio, caso seus móveis sejam coloridos, e tranquilidade, caso seus móveis selam preto e branco. Mas em ambos os casos, trará ao ambiente um ar muito moderno e inovador. Você ainda pode decorar o espaço com plantas e investir e objetos geométricos.

No banheiro

 

Utilizar o cimento queimado no banheiro é uma excelente opção. Tons claros e discretos, em sua maioria, iluminam o ambiente, deixando-o com um aspecto de amplitude e profundidade. Um revestimento que também combina bastante com este material são o mármore e o granito. Por isso, invista nestes dois materiais para seu banheiro e fique satisfeito(a) com o resultado final. Lembre-se que você também pode utilizar o cimento queimado como piso, revestimento, coluna, nicho, bancada e muito mais.

Vantagens do cimento queimado

Entre as vantagens do cimento queimado, estão: aparência diferenciada e rústica; versatilidade, podendo ser usado nos mais diversos ambientes internos e externos; ausência de rejuntes; baixo custo e aplicação simples, podendo ser usado inclusive sobre pisos já instalados.

Como evitar os problemas comuns desse tipo de cimento?

Trincas: para evitar este problema são usadas juntas de dilatação, que se tornam quase imperceptíveis no resultado final, aparecendo apenas como linhas bem discretas. As juntas são feitas, normalmente, de algum material plástico, outra opção de junta são os ladrilhos hidráulicos, aplicados formando molduras.

Manchas: para este problema, a melhor opção é evitar a variação da coloração. Se essa variação acontecer de maneira excessiva, o aspecto rústico do material passará a dar a impressão de uma superfície manchada, deixando o visual bem menos agradável e elegante.

Acabamento soltando: neste caso, se o acabamento acabar se soltando, este é um problema que pode comprometer todo o trabalho. Por isso, é muito importante realizar a aplicação correta do cimento sobre a base, e como dito anteriormente, fazer o chapisco, caso seja necessário.

Onde encontrar o melhor e mais barato cimento queimado do mercado?

O cimento queimado vendido pela Geocontract possui vantagens a mais que vão te agradar muito e facilitar ainda mais a aplicação do produto: fácil de aplicar, basta misturar com água, pode ser aplicado com espessura mínima de 2 mm até 4 mm, proporciona um ótimo acabamento em pisos comerciais e residenciais, não é retrátil e, consequentemente, não fissura e tem ótima estabilidade de cor.

Sem contar que a Geocontract é uma distribuidora de produtos técnicos para a construção civil que conta com vendedores capacitados e experientes para atender os clientes da melhor forma possível, tirando todas as suas dúvidas. Com produtos de qualidade e o melhor preço do mercado, a Geocontract busca sempre entender e se envolver cada vez mais com os clientes e colaboradores, visando atualizar-se diariamente. Conheça nossos produtos!