Drenagem

Veja como funciona o MacDrain Geocomposto drenante e saiba como aplicá-lo


Postada em 27/02/2019 às 08:00


Material leve e flexível para drenagem, cujo núcleo é constituído por uma geomanta tridimensional com espessuras de 10 ou 18 mm

 

Por Cláudia Ferreira

 

Os geossintéticos mais indicados e utilizados em obras de drenagem são os geocompostos MacDrain, materiais leves e flexíveis, produzidos pela união de um ou mais filtros geotêxteis (que podem ser não tecidos calandrados e agulhados, ou laminados com um filme impermeabilizante), a um núcleo drenante, constituído por uma geomanta tridimensional com espessura de 10 ou 18 mm. A geomanta é fabricada a partir de filamentos de poliamida ou polipropileno, tendo índices vazios em torno de 95%.

O MacDrain geocomposto drenante é a evolução tecnológica dos drenos tradicionais, onde combina-se um núcleo drenante que substitui a brita para permitir o rápido escoamento da água com um filtro, que substitui o geotêxtil, para inibir a passagem do solo permitindo a passagem da água, sendo ambos fabricados com material sintético. O grande adicional é ter um só produto com os benefícios de dois sistemas.

O geocomposto possui enormes vantagens técnicas, ambientais e econômicas e pode ser aplicado em: rebaixamento de lençol freático, rodovias e ferrovias, drenagem superficial de pavimentos, trincheiras e colchões drenantes em campos desportivos, drenagem de cortinas, contenções e subsolos, drenagem de florais, telhados verdes e muito mais.

Vantagens técnicas

A família de soluções Macdrain é especialmente desenvolvida para um melhor desempenho em diferentes tipos de obras. Os geocompostos MacDrain são leves e fáceis de manusear. O tempo e o número de trabalhadores necessário para instalar o MacDrain são muito menores em comparação às soluções tradicionais. Um único trabalhador pode manusear um rolo de MacDrain e não há a necessidade de mão de obra especializada ou equipamentos especiais para a instalação.

A capacidade de vazão dos geocompostos MacDrain é mensurada em laboratórios sob todas as condições práticas de utilização e seu desempenho é garantido e atestado por práticas de controle de qualidade. O alto desempenho dos Geocompostos MacDrain lhe permite substituir completamente os drenos de brita e geotêxtil com igualdade ou até mesmo ganhos em eficiência, não somente na drenagem de líquidos, mas também em sistemas de drenagem de gás em aterros sanitários e demais obras ambientais.

Vantagens econômicas e ambientais

O tempo necessário para a execução de uma drenagem com os geocompostos MacDrain é significativamente menor quando comparado aos sistemas em brita e geotêxtil. O custo com instaladores são menores e o risco de acidentes também são reduzidos, principalmente em obras junto a rodovias. O material escavado para a execução de trincheiras é reaproveitado no reaterro da mesma, dispensando a necessidade de bota fora, minimizando os impactos ambientais relacionados à obra e reduzindo os custos inerentes à movimentação e transporte de material.

Conheça os tipos de geocompostos drenantes MacDrain e veja quais deles você encontra na melhor distribuidora de produtos técnicos para a construção civil:

MacDrain® V

 

 

 

O MacDrain® V é um geocomposto de drenagem para obras de consolidação do solo, feito especialmente para melhorar o solo mole gerado pela umidade, antes de obras de construção. Essas tiras finas de geocomposto, algumas vezes chamadas de drenos artificiais, são inseridas verticalmente no solo, onde reduzem o percurso de drenagem da água capilar para liberar as pressões de água, acelerando assim a consolidação dos solos.

MacDrain® TD

 

 

O MacDrain® TD foi desenvolvido para ser aplicado em obras viárias, pátios, estacionamentos, etc. Capaz de captar, conduzir e escoar o excesso de água da chuva, sistemas de irrigação, rebaixar o lençol freático, entre outros. Possui máxima eficiência e rapidez, apresentando uma série de vantagens técnicas, construtivas e econômicas em relação aos sistemas convencionais.

Sua instalação é simples e prática, pois já traz uma bolsa com guia para acondicionamento do tubo dreno. É necessário somente a abertura da vala, posicionamento do dreno e o reaterro para a construção do sistema drenante. Devido a sua pequena espessura, necessita pouca escavação e praticamente elimina a necessidade de bota-fora, minimizando os impactos ambientais relacionados à instalação da solução.

MacDrain® 2S

 

 

O MacDrain® 2S é indicado para situações onde se deseja um fluxo elevado mesmo em condições de alta pressão, pois seu núcleo é formado por uma geomanta com maior espessura, o que lhe garante maior capacidade de vazão mesmo quando submetido a consideráveis níveis de pressão.

MacDrain® 1L

 

 

O MacDrain® 1L conta com apenas um único filtro geotêxtil. Indicado para ser aplicado sobre superfícies impermeabilizantes, em concreto, argamassa, geomembranas, etc. Possui menor custo, porém a capacidade de drenagem e filtração é a mesma que os outros.

MacDrain® 2L, 1R e 2R

 

O MacDrain® 2L é um geocomposto para a drenagem planar, feito por termoaglutinantes e uma esteira de drenagem dimensional, de monofilamentos de polímeros extrudados entre dois geotêxteis de filtragem, e que também pode realizar a separação ou proteger camadas.

O MacDrain® 1R é indicado para atuar sob elevado nível de pressão, porém em contato com uma superfície impermeabilizada, como em drenagens de aterros sanitários e de resíduos, onde o geocomposto é instalado sobre as geomembranas.

Já a solução MacDrain® 2R é indicada para trabalhar em contato com o solo em ambos os lados e sob elevados níveis de pressão, como por exemplo, em aterros de rejeitos, abaixo de lagoas de tratamento, entre outras.

MacDrain® FP

 

Por possuir em um de seus lados um geotêxtil laminado com filme plástico, a solução MacDrain® FP (Fôrma Perdida) é especialmente indicada para situações onde o geocomposto estará diretamente em contato com concretos e argamassas em seu estado fluído, ou seja, imediatamente após sua aplicação, de maneira com que o geocomposto drenante atue como fôrma para esses materiais, como: cortinas de contenção, concretagem de taludes, aplicação de concreto projetado em túneis, entre outras.

MacDrain® J

 

O Geocomposto para drenagem MacDrain J (Jardim) é formado pela associação de um filtro geotêxtil a um núcleo drenante de pequena espessura, ideal para a drenagem de floreiras e jardineiras, onde sua capacidade de vazão é sensivelmente reduzida com relação aos demais geocompostos para favorecer a manutenção da umidade natural do solo, mas de modo a não ocorrer danos as raízes das plantas, e tudo isso com enorme praticidade e baixo custo.

MacDrain na Geocontract

A Geocontract é uma empresa que oferece para você MacDrain FP, TD, 2L, 1L e J. Produtos de qualidade e com os melhores preços do mercado. Acesse o site e adicione ao carrinho todos os produtos que precisa para sua obra ou reforma. No mercado de distribuição de produtos técnicos para construção civil desde 2016, a Geocontract conta com profissionais qualificados e experientes, prontos para tirar odas as suas dúvidas e oferecer o MacDrain Geocomposto Drenante ideal, que mais combina com o que você precisa.