Você Sabia?

Conheça os 5 tipos de argamassas e suas funções


Postada em 26/03/2019 às 08:00


De assentamento, revestimento, impermeabilização, para pisos e industrializadas

 

Por Cláudia Ferreira

 

A argamassa é um dos materiais mais usados nas construções civis em diversas etapas ao longo de uma obra. Possui diversos tipos e finalidades. Algumas servem para unir materiais e outras para regularizar, nivelar e impermeabilizar superfícies. Todas as argamassas são obtidas através da mistura do cimento, areia, cal ou aditivo e água. Porém, para cada aplicação existe uma proporção certa de cada ingrediente. Por isso, conheça os tipos de argamassas e suas funções no post de hoje.

Argamassa de Assentamento

A argamassa de assentamento é o tipo mais conhecido e também o mais utilizado. Este é um modelo basicamente estrutural de argamassa, utilizado para unir blocos e tijolos nos tradicionais serviços de alvenaria. Uma de suas funções é a impermeabilização de paredes, tetos e demais superfícies. A argamassa de assentamento é fácil de aplicar e deve ser feita com instrumentos específicos, como a colher de pedreiro ou por meio de bisnagas em áreas recém-construídas.

Argamassa de Revestimento

A argamassa de revestimento é aquela aplicada na parede crua e até mesmo em um teto que acabou de ser construído. Tem a finalidade de proteger, cobrir e nivelar superfícies, e geralmente, é aplicada em três camadas, conhecidas como: chapisco, emboço e reboco.

 

 

Chapisco: serve como base para todo revestimento, pois cobre a aderência das outras camadas. Emboço: tem como principal objetivo o nivelamento e aplainamento da superfície. Reboco: serve para dar o acabamento final para o local em que é aplicado, pois acomoda um diferencial estético. A terceira camada é opcional, dependendo do fim desejado, pois existem estruturas como muros e paredes simples de sustentação que podem ter parado na ideia de chapisco. Este revestimento pode contar ainda com outras possibilidades interessantes, como acabamentos em textura, pinturas especiais, massa corrida, aplicação de pedras, entre outras soluções.

Argamassa para pisos

É a argamassa usada para instalar pisos, cerâmicas, ladrilhos, entre outros. Essa massa é colocada sobre a superfície do contrapiso e faz a ligação entre o contrapiso e a cerâmica, ou qualquer acabamento aplicado. A argamassa para pisos também serve para fachadas, piscinas, porcelanatos, peças de grandes formatos em ambientes externos, assentamento de cerâmicas sobre impermeabilizante, acabamento em contrapisos em áreas internas e externas, etc. De fácil manuseio e aplicação, basta adicionar água e aplicar.

Argamassa de grauteamento

Este tipo de argamassa é utilizada para preencher vazios de concretagem, também conhecidos como bicheiras. Seu grande diferencial é a consistência fluida, que dispensa o adensamento com vibrador. Essa característica decorre de sua composição. A argamassa de grauteamento recebe, ainda, aditivos superplastificantes, que ajudam a equilibrar a quantidade de água no traço, sem comprometer o desempenho do material.

O produto também se destaca por alcançar alta resistência inicial e final em curto período, liberando rapidamente as fôrmas e a estrutura. Outra vantagem do material é que ele assegura maior proteção contra os efeitos da corrosão, pois possui baixa permeabilidade. Além disso, garante melhor acabamento e proporciona boa trabalhabilidade, mesmo em severas condições de aplicação.

Argamassas colantes ou industrializadas

É a argamassa responsável por colar no chão ou nas paredes revestimento como: azulejos, cerâmica, porcelanatos, mármores, pastilhas, entre outros. Existem três tipos de argamassas colantes ou industrializadas que recebem as siglas AC-I, AC-II e AC-III. O que muda de uma para outra é a quantidade de aditivos que promovem a aderência e retenção de água, por isso, é muito importante considerar o material do revestimento, o tamanho da peça e o local onde será instalado. Conheça melhor os três tipos:

Argamassa AC-I

A argamassa AC-I é bem resistente aos esforços, à temperatura e à umidade de ambientes internos. Por isso, pode ser utilizada em área molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, mas também em áreas secas e no assentamento de revestimentos cerâmicos de pisos.

Argamassa AC-II

A argamassa AC-II tem boa adesividade e possui resistência à variação de temperatura, umidade e condições mais severas de ventilação. Por isso é recomendada para fachada, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas, paredes em áreas externas e revestimento de piscinas de água fria.

Argamassa AC-III

A argamassa AC-III tem aderência superior às argamassas anteriores, sendo recomendada para uso em ambientes internos com exposição à elevada temperatura ou condições mais severas de ventilação, o que inclui as saunas, piscinas de água quente e churrasqueiras, por exemplo.

Na Geocontract você encontra argamassas com excelentes características impermeabilizantes para sua obra ou reforma e com os melhores preços do mercado de construção civil. O FEIRÃO DA IMPERMEABILIZAÇÃO começou e agora você pode adquirir diversos produtos com descontos imperdíveis. Acesse nosso site ou entre em contato através dos nossos telefones e saiba mais!