Infraestrutura

Conheça o Quadratum: sistema de solo em muro armado ideal para sua obra


Postada em 20/06/2019 às 08:00


Composto por tela soldada articulada como gabarito de face e geogrelhas para estabilização

 

Por Cláudia Ferreira

 

O Quadratum é um sistema construtivo de solo reforçado prático e versátil, desenvolvido pela Huesker e patenteado para oferecer ao mercado uma alternativa de gabarito construtivo para estruturas em solo reforçado com face verde ou em pedras protegidas por tela soldada permanente.

O sistema contempla a utilização de gabaritos em tela soldada metálica robusta e galvanizada, a fim de garantir a qualidade estética e a durabilidade da face. O gabarito padrão do Quadratum é dobrável e montado rapidamente na obra, de maneira que possibilita um processo prático de execução e a otimização dos custos de frete até o local da obra.

Utiliza também geogrelhas Fortrac flexíveis de alta resistência para reforço do solo da Huesker, que podem ser dimensionados para utilização de solos finos ou granulares em quaisquer situações de geometria ou nível de carregamento.

Para entender melhor, conheça algumas características e vantagens que o gabarito Quadratum da Huesker oferece para as construções:

 

Características

- Dimensões do módulo: 1,2 X 2,5 aberto e 0,6 X 2,5 dobrado.

- Peso do módulo: 21 kg.

- Espaçamento vertical entre módulos: 0,6 m.

- Painel horizontal embutido no maciço: barras com diâmetro de 6,0 mm com espaçamento de 10 cm nas duas direções.

- Painel vertical da face: barras com diâmetro de 8,0 mm com espaçamento de 10 cm nas duas direções.

- Inclinação da face do muro: variável desde 45 até 90 graus.

- Barras de travamento: barras com diâmetro de 8,0 mm a cada 0,5 m.

 

Vantagens

- Baixo custo de transporte: tela soldada moldada e rotulada.

- Baixo custo de execução: montagem rápida e simples.

- Competitividade: baixo consumo de materiais, otimização de custos de frete e simplicidade na metodologia construtiva.

- Durabilidade estética: face permanente composta por tela protegida por galvanização.

- Versatilidade: face em pedras ou solo com vegetação.

- Praticidade: o sistema chega pronto para uso em qualquer lugar de aplicação.

 

Montagem do gabarito Quadratum

Para começar, posicione a tela dobrada (rotulada), depois abra o manual da tela (na obra), fixe o gancho conforme o ângulo desejado, e por último, fixe o geotêxtil de fechamento (face verde). 

 

Galvanização

A utilização de telas eletrosoldadas de aço CA-50 ou CA-60 sem proteção anticorrosiva como gabaritos e proteção de face não pode ser considerada uma face permanente uma vez que, neste caso, perdem sua vida útil por corrosão do aço em poucos anos.

Por isso, para ser considerada uma face permanente, as telas de face devem ser protegidas por processos de galvanização que garantem a vida útil mínima de 60 anos ou mais.

A galvanização é o processo de criação de uma camada protetora de sacrifício para isolar o aço de agente corrosivo. No processo de galvanização por imersão a quente, cria-se uma camada superficial de zinco que passa a ser, ela mesma, sujeita à corrosão gradual, protegendo o aço da corrosão pelo período desejado.

A proteção de telas eletrosoldadas por galvanização segue a Norma Brasileira NBR-6323. Para o sistema Quadratum, todas as telas são protegidas por galvanização com espessura de camada protetora mínima de 74 micra, seguindo os requisitos da norma.

 

Onde encontrar?

A Geocontract é uma das poucas empresas do mercado de construção civil que disponibiliza para você o sistema Quadratum. Uma distribuidora que busca sempre oferecer os melhores produtos, o melhor atendimento e os melhores preços para os seus clientes. Entre em contato e faça seu orçamento!