Curiosidades

Abril Verde 2019 é um alerta para acidentes na construção civil


Postada em 29/04/2019 às 13:00


Receba dicas e saiba mais sobre esta campanha tão importante para diversos profissionais

 

Por Cláudia Ferreira

 

Durante o mês de abril, a campanha Abril Verde 2019 levou profissionais da área de engenharia e construção civil a ficarem mais alertas quanto ao risco nos canteiros de obras e o alto índice de acidentes de trabalho na profissão.

A campanha começou em Curitiba e teve como incentivo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SUS/Sinan-NET) que apontam que os pedreiros lideram o ranking de acidentes de trabalho, com 3.576 entre 2006 e 2019.

Na abertura do evento da campanha, muitos profissionais participaram e uma palestra foi ministrada pelo médico especialista da saúde coletiva e medicina preventiva, Zuher Handar. Ele deu algumas dicas de como evitar acidentes e enfatizou o quanto esta campanha é importante para diversos profissionais. Confira também no post de hoje algumas dicas:

Equipamento de proteção

 

A construção civil exige alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacete, protetor auricular, botas, luvas, entre outros. Por isso, é obrigação da empresa fornecer estes equipamentos, fomentar a cultura de segurança, fiscalizando a utilização e exigindo seu uso diariamente.

Manutenção periódica

 

 

Para que partes da construção não comecem a dar problemas, seja por mau uso, desgaste ou defeito, o ideal é fazer manutenções periódicas para que ninguém saia ferido e os profissionais especializados em manutenção façam tudo com mais facilidade e segurança. Sem contar que a manutenção aumenta a confiabilidade e leva a edificação a operar sempre próximo das condições em que saiu do papel.

Organização

 

 

 

Manter o canteiro de obra limpo e organizado ajuda e muito a evitar acidentes. Algumas tarefas podem ser feitas sempre que possível, como recolher evitar o acúmulo de restos de materiais, como: fragmentos de concreto, pedaços de ferro, fiações, papéis, caixas, sacos plásticos e outros objetos desnecessários para o andamento da construção. Não deixe ainda o chão molhado com água ou outros materiais escorregadios e realize de forma constante a limpeza.

Sinalização

 

 

A sinalização é primordial. As placas sinalizam chão molhado, queda de material, áreas que estão interditados, entre outras situações de risco. É de extrema importância que todos estejam atentos e conheçam o ambiente em que estão trabalhando. São medidas simples, mas que auxiliam bastante na diminuição dos acidentes na construção civil.

Atenção às Normas Regulamentadoras

 

 

É fundamental que os profissionais de construção civil conheçam as Normas Regulamentadoras (NR’s). Um conjunto de normas obrigatórias para medicina e segurança do trabalho, que são divididas de acordo com a finalidade de cada área. Estas normas deixam o trabalhador preparado, sabendo reconhecer os riscos de acidente e propor melhorias.

Capacite e treine sua equipe

 

 

 

Instrua e ensine seus funcionários, capacitando-os e incentivando-os a fazerem cursos técnicos. A capacitação dos funcionários, além de evitar acidentes, permite a melhor produtividade da obra.

A campanha Abril Verde acaba este mês, mas as dicas de como evitar acidentes não deve parar nunca. Se conscientize e nunca se esqueça da importância de respeitar as normas de segurança. Essenciais para sua vida e para a vida dos seus colegas de trabalho.