Casos de Obras

Estrutura de mina em Barão de Cocais pode se romper: em casos estes como impossibilitar a ruptura do talude durante sua construção?


Postada em 21/05/2019 às 09:20


Existem produtos que depois de uma avaliação do solo e o acompanhamento detalhado da obra, são ideias para este tipo de situação

 

Por Cláudia Ferreira

 

Na última segunda-feira (13), a Vale informou ao Ministério Público que detectou movimentação na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), e que há chances de ruptura nos próximos dias. A mineradora verificou uma deformação no talude norte da mina e confirmou que o deslizamento de uma parte dessa mina pode ocorrer.

Talude

O talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentabilidade e sustentação ao solo próximo de um planalto. Conhecidos também por morros, encostas ou rampas, os taludes podem ser de origem natural, criados pela natureza, ou artificiais, quando feitos pelos seres humanos.

 

 

O talude de corte é aquele que se forma como resultado de um processo de corte e de retirada de materiais. O talude de aterro é aquele que se forma como resultado da deposição, de terraplanagem e de botas-fora.

“O que pode acontecer é que, caso, o talude caia dentro da cava, haja um abalo sísmico que pode afetar a barragem”, afirmou o coordenador adjunto da Defesa Civil, Flávio Godinho, após alerta de movimento dado semana passada.

Em casos como este, como impossibilitar a ruptura do talude durante sua construção? Existem produtos que depois da avaliação do solo e um acompanhamento detalhado da obra, são ideias para este tipo de situação. Conheça as biomantas Deflor e as geogrelhas Huesker, empresa parceira Geocontract.

Biomantas

 

A biomanta ou tela vegetal é um biotêxtil vegetal translucido e flexível, constituído de fibras mistas: 70% de fibras desidratadas (palha) e 30% de fibras de coco, entrelaçadas por meio de uma costura industrial longitudinal, com fios resistentes degradáveis de polipropileno e outras substâncias.

Possui alta resistência, é enrolada em bobina, embalada por filme plástico e protege o solo da erosão superficial retendo a umidade por mais tempo.

A biomanta pode ser aplicada em projetos de bioengenharia, polidutos, áreas degradadas, aeroportos, rodovias, ferrovias, projetos residenciais e industriais, minerações, cursos d’água, canais de vazão média, taludes de grande inclinação, campos, gramados e solos com média a alta suscetibilidade à erosão.

Geogrelhas

 

 

As geogrelhas são os geossintéticos mais utilizados no reforço de solo. Formada por elementos resistentes a tração e integralmente conectados com o objetivo de reforçar o solo, estes materiais são vazados, de modo que a malha de abertura permita uma maior interação e ancoragem no meio inserido.

A Geogrelha Fortrac da Huesker é uma geogrelha flexível de alta resistência utilizada em diversas situações, como elemento de reforço e estabilização de aterros em solos moles, terrenos tratados ou estaqueados, taludes íngremes e muros de contenção. Possibilita o desenvolvimento de soluções econômicas de elevado desempenho, execução rápida e de baixo impacto ambiental.

 

Características Fortrac

- Alto módulo de rigidez (alta resistência à tração à baixa deformação);

- Elevada resistência à tração até 2.500 kN/m;

- Comportamento estável a longo prazo devido à propriedade de baixa fluência;

- Resistência aos micro-organismos e elementos químicos presentes no solo, bem como à radiação UV e à degradação por danos mecânicos de instalação;

- Excelente interação com o solo pela escolha da abertura de malha da geogrelha mais apropriada ao material adjacente;

- Flexível, leve e fácil de instalar;

- Ampla gama de resistências nas direções longitudinal e transversal;

- Possibilidade de escolha da matéria-prima de acordo com as especificidades do projeto.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomenda à Vale que informe a população de Barão de Cocais sobre o risco que a barragem da Mina Gongo Soco está sujeita, e também recomenda que a empresa forneça apoio médico logístico, psicológico, bem como alimentação, medicação, transporte e tudo o que for necessário para as pessoas em eventual acidente.

Consulte o site ou entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos e deixe no campo abaixo seu comentário com alguma dúvida ou informação sobre os produtos. Até a próxima!

 

 

Foto: Léo Tavares.

Fonte: Exame.