Impermeabilização

Sistemas de impermeabilização: como aplicar manta asfáltica e quais são os melhores produtos?

É preciso utilizar o primer e verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada para a aplicação do produto


Postada em 06/08/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Um dos materiais mais usados para impermeabilização de lajes, telhados e coberturas é a manta asfáltica. Desenvolvida na década de 1970, este produto é composto basicamente de asfalto modificado, elastômeros, plastômeros ou polímeros e materiais diversos, sendo os mais comuns, filme polietileno, borracha e poliéster.

Por ser um produto de complexa execução, a manta asfáltica precisa ser aplicada por profissionais especializados. Para a aplicação, são necessários maçarico de alta pressão, espátula e luvas. Confira o passo a passo a seguir e adquire a sua manta asfáltica aqui na Geocontract!

 

Passo a passo

Para começar, verifique se a superfície que será aplicada a manta asfáltica está limpa, seca, bem regularizada e com caimento para os ralos. Logo após, aplique o primer entre a manta e o local onde a mesma será aplicada. Aguarde o tempo indicado pelo fabricante.

Quando o primer estiver seco, desenrole a manta do ponto mais baixo para o mais alto, e com o maçarico, cole a manta na base. A chama do maçarico derrete a manta e a fixa à superfície.

Para fazer o arremate, a intensidade da chama do maçarico deve ser diminuída. Com a espátula, assente a manta de forma que ela fique bem fixa, sem vãos por onde possa entrar água.

Quando um rolo de manta chegar ao fim, desenrole outra manta e solde-a sobre a outra. Nas emendas, é preciso sobrepor uma sobre a outra em 10 cm. Para finalizar, faça o teste da lâmina d’água durante 72 horas para verificação da estanqueidade.

Lembrando que os fabricantes são obrigados pela NBR 9.952/2014, da ABNT, a dar cinco anos de garantia para mantas asfálticas. A estimativa de vida é de 10 anos. Depois desse tempo, é indicado refazer o sistema.

 

Erros comuns

Um dos erros mais comuns é o uso de equipamentos inadequados. O maçarico deve ser de alta pressão e com gatilho para que se formem labaredas de fogo, como se fosse um lança-chamas. Se o maçarico não for bom, a manta não é derretida da forma correta.

Outro equívoco é não fazer a sobreposição necessária, que é de 10 cm. E por fim, os rodapés devem ser embutidos na parede e não apenas colados. Se forem colados, após dois ou três anos, a água começa a entrar por baixo da manta.

 

Tipos de mantas asfálticas

Torodin EL PP

A Torodin EL PP 3 mm ou 4mm é uma manta asfáltica da Viapol, produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros. É estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado e atende as normas de referência:

NBR 9952 (Mantas Asfálticas para impermeabilização, atendendo ao tipo III – Classe A e B), NBR 9575:2010 (Impermeabilização – Sistemas e Projetos) e NBR 9574:2008 (Execução da Impermeabilização). O acabamento da manta é de PP – Polietileno em ambas as faces para colagem com maçarico.

A Torodin EL PP 3 mm pode ser utilizada em: varandas, terraços e lajes maciças de pequenas dimensões, lajes sob telhados, calhas, espelhos d’água elevados de pequenas dimensões e barriletes.

A Torodin EL PP 4 mm pode ser utilizada em: lajes térreas, lajes de cobertura, playground, laje de estacionamentos, vigas calhas, reservatórios elevados de concreto, piscinas elevadas, espelhos d’água elevados, rampas e cortinas em contato com o solo (face externa).

 

Viapol Classic Poliéster

A Viapol Classic Poliéster da Viapol é uma manta asfáltica produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta excelente aderência, durabilidade e resistência.

Estruturada com um não tecido de filamentos contínuos de poliéster, resinado e termofixado, esta manta asfáltica garante perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.

É uma manta asfáltica indicada para impermeabilização de lajes de pequenas dimensões e áreas frias, tais como: banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, sob telhados, pisos de barriletes, barreira de vapor e nos sistemas de dupla manta.

A Viapol Classic Poliéster atende as normas de referência: NBR (Mantas Asfálticas para impermeabilização, atendendo ao tipo II – Classe C), NBR 9574:2010 (Impermeabilização – Sistemas e projetos) e NBR 9574:2008 (Execução da impermeabilização).

 

Gostou de saber como aplicar a manta asfáltica e quais modelos utilizar conforme a sua aplicação? Então deixe abaixo um comentário e reduza seu tempo de preparo e manuseio, com profissionais qualificados e as mantas asfálticas da Geocontract – distribuidora número 1 de produtos técnicos para construção civil!