Impermeabilização

Restauração de fachadas: principais falhas e como melhor tratá-las?

Além de contribuir para a boa aparência do condomínio, preserva a segurança dos moradores e dos vizinhos


Postada em 06/09/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Se na ocasião de construções de fachadas, a argamassa de assentamento não for bem dosada, utilizada no tempo certo e aplicada sobre uma área limpa e isenta de pó, em algum momento o revestimento destacará, cairá e provocará sérios acidentes.

Por isso, além de conhecer algumas das principais falhas que podem ocorrer, saber como tratá-las é muito importante, sejam elas infiltrações, trincas e rachaduras, ferragens expostas e mais. Confira:

Infiltrações

Vazamentos em tubulações, instalação de banheiras ou falhas nos acabamentos podem contribuir para a deterioração das fachadas. Os serviços de reparo baseiam-se em encontrar a causa da infiltração e cessá-la.

Depois, o reparo precisa ser feito pelo lado de fora, que pode consistir em uma simples impermeabilização, aplicada em forma de pintura, pronta para uso, como Igoflex Fachada.

O Igoflex Fachada é um impermeabilizante e selador de base acrílica, monocomponente, utilizado para impermeabilização de paredes cegas, em concreto e argamassa, paredes internas sujeitas à ação das chuvas, telhas de fibrocimento, e claro, impermeabilização e proteção de fachadas.

Trincas e Rachaduras

A movimentação das construções, ocasionada pelo assentamento de fundações, podem ocasionar forças não previstas, que a princípio, podem parecer assustadoras, como trincas e rachaduras.

Nesta situação, só um profissional habilitado poderá avaliar se há algum comprometimento estrutural ou não. E no último caso, preencher os vãos das trincas com produtos flexíveis, como o Acaba Trinca da Bautech.

O Acaba Trinca da Bautech é um elastômero pronto para uso e de fácil aplicação para trabalhos com espessuras de até seis mm. Destinado ao preenchimento de trincas sem movimentação em acabamentos diversos, como madeira, alumínio, plásticos, etc. Para uso externo e interno.

Como características técnicas, apresenta: fácil aplicação, alta adesão, ótima resistência a intempéries, pode ser pintado com qualquer tinta mobiliária após devida cura e adere muito bem em metal, madeira, plásticos e produtos cimentícios.

Ferragens expostas

O vento e a chuva são os grandes responsáveis pela exposição de ferragens, fato que ocorre, na maioria das vezes, em prédios mais antigos. A camada de concreto que recobre as ferragens vai se deteriorando e, se não for rapidamente tratada, o processo de oxidação das ferragens ocorre.

Por isso, o tratamento deve ser iniciado com a aplicação de produtos específicos que interrompam esse processo, para então, só assim, o recobrimento ser feito.

E para finalizar, é sempre muito importante valorizar o imóvel e tomar alguns cuidados especiais. Com relação aos produtos citados, todos eles você encontra aqui na Geocontract – principal distribuidora atacadista de produtos técnicos para construção civil.

Entre em contato, faça um orçamento, deixe um comentário e tire todas as suas dúvidas sobre restauração de fachadas e muito mais!