Curiosidades

Quem são os profissionais da área de construção/engenharia civil?


Postada em 24/01/2019 às 11:00


Engenheiros, arquitetos e muitos outros profissionais que fazem de tudo para que as obras saiam sempre perfeitas

 

Por Cláudia Ferreira

 

Um segmento considerado clássico na engenharia civil, a construção civil é a área responsável pelos processos construtivos, desde a escolha de materiais até o acabamento de edifícios, casas, fábricas, entre outros. Mas quem são esses profissionais que fazem todos esses projetos saírem do papel e se tornarem realidade?

Muitas pessoas acham que somente engenheiros e arquitetos fazem uma obra acontecer, e nada disso, ao lado desses profissionais existe uma equipe treinada para obter o sucesso e bom desempenho da obra. Por isso, saber agora quem são eles, é de suma importância para você que pretende ingressar na faculdade de engenharia civil ou apenas tem a curiosidade de saber quem mais está por trás de cada prédio ou casa construído. Confira!

 

Engenheiro: o engenheiro civil planeja e coloca em prática todo o projeto do arquiteto. É ele quem lidera, orienta e supervisiona a equipe de obra. Realiza também cálculos e projetos estruturais, arquitetônicos, elétrico e hidráulico.

 

Arquiteto: o arquiteto é o profissional que elabora e desenvolve os primeiros estudos, gerando uma planta do espaço. Sem contar que é ele que também define quais serão os materiais utilizados na obra, acabamentos e outros métodos.

 

Mestre de obras: o mestre de obras é o responsável por acompanhar os profissionais na obra, sendo o intermediário entre o engenheiro e os operários. Ou seja, é o fiscal e supervisor da obra. Precisa saber as funções de cada um e ter total conhecimento de todas as etapas da construção, para filtrar os problemas, antes que cheguem até a equipe de engenharia.

 

Pedreiro: encarregado de dar forma ao projeto elaborado pelo arquiteto, o pedreiro é o profissional que executa as tarefas de alvenaria e acabamento, como também chapisco, emboço, reboco, contrapiso, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas. Alguns podem fazer trabalho de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro e cozinha. Tudo depende das orientações dadas pelo engenheiro ou mestre de obras.

 

Auxiliar de Pedreiro: o auxiliar de pedreiro é responsável por cuidar da parte mais pesada da obra, como a confecção das massas de cimento, organização e transporte de materiais, remoção e transporte de entulho e mais.

 

Armador: ele atua na armação, molde, dobra e corte das estruturas, além de cuidar da montagem de toda área de ferragens, preparando a obra para a concretagem.

 

Gesseiro: este profissional é responsável pela aplicação do gesso da parede até o teto. Normalmente, os gesseiros também trabalham com dry-wall – sistema de construção a seco, pois não utiliza água, que permite uma construção muito mais limpa e não demanda a utilização de argamassa ou outro material.

 

Eletricista: profissionais que realizam as instalações elétricas da obra, bem como iluminação, tomadas, interruptores, conduítes, entre outros. É também responsável por instalar a passagem da fiação no interior das paredes. No início da obra, o eletricista fica responsável por prever os pontos de luz.

 

Encanador: o encanador é responsável por ajustar toda a rede hidráulica da construção. É ele quem instala os canos para a ligação de água e esgoto. Pias, tanques e torneiras também ficam sob a responsabilidade do profissional e, assim como o pedreiro, o encanador inicia a obra para analisar os pontos de água.

 

Pintor: o pintor aparece na etapa de acabamento da obra, e este ramo pode ser dividido em diferentes especializações: pintura de exteriores, de interiores, predial, texturização, etc.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre cada uma dessas profissões? Então continue acompanhando o nosso blog, pois aqui na Geocontract, além de oferecermos os melhores produtos técnicos para a construção civil, nós também nos mantemos atualizados sobre tudo o que acontece no mercado, para você. Assine nossa newsletter e faça parte da equipe!