Drenagem

5 Vantagens de fazer um telhado verde com a manta Bidim geotêxtil

Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção que o intuito é aumentar a área verde


Postada em 21/08/2019 às 08:00
Por Claudia Ferreira Ribeiro


O telhado verde é um tipo de cobertura sustentável que pode ser aplicada em residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção que o intuito seja aumentar a área verde.

A instalação permite a implantação de solo e vegetação, e existem vários tipos de telhados, entre eles: com deck de madeira, em telhas, pátio de condomínio, conjuntos comerciais e com claraboia.

Feito com a manta geotêxtil Bidim, – tipo de geossintético que oferece ótimo desempenho com a devida economia para o projeto – o telhado verde apresenta diversas vantagens. Conheça cinco delas:

  1. Não propaga o calor como os sistemas de coberturas mais comuns, entre eles lajes ou telhados convencionais;
  2. Absorve mais calor e praticamente extingue a necessidade do uso de ar-condicionado;
  3. Melhora a qualidade do ar e absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;
  4. Ajuda a reter a água da chuva e regula a umidade do ar no entorno da edificação;
  5. Cria um agradável terraço para diversos tipos de usos e permite a criação de área de lazer e do cultivo de ervas rasteiras.

O telhado verde pode ser usado em construções com estruturas de metal, concreto e madeira e a execução precisa seguir a seguinte ordem:

  • Resistência da estrutura (laje);
  • Argila expandida (para reduzir a absorção do calor e proporcionar conforto térmico);
  • Impermeabilização (manta asfáltica);
  • Camada de drenagem (manta geotêxtil Bidim);
  • Camada de substrato (de acordo com a vegetação desejada);
  • Plantas (de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente).

 

Passo a passo

Sobre a superfície de cobertura impermeabilizada com manta asfáltica, estender a manta geotêxtil Bidim, que irá filtrar a água fazendo com que as partículas de areia e terra ou raízes não passem pela tubulação de queda da água da chuva.

Sobre a manta Bidim, fazer uma camada de argila expandida – substrato que vai manter o fundo da cobertura arejado, reduzir a absorção do calor e permitir conforto térmico, impedindo o apodrecimento das raízes e facilitando o escoamento da água.

Novamente utilize mais uma camada de manta Bidim, para que a terra não se misture com a argila expandida e cubra a manta com uma camada de terra preta encubada. Para finalizar, posiciona a grama e durante as primeiras semanas faça a área receber bastante água para sua melhor adaptação. Seu telhado verde está pronto!

Manta Geotêxtil Bidim

A linha de mantas geotêxteis Bidim GT e RT foi desenvolvida para atender as necessidades específicas de sua obra e você as encontra aqui na Geocontract.

Um não tecido agulhado 100% poliéster, fabricado sob rigorosos padrões internacionais de qualidade, que pode ser utilizada em drenagem, floreiras, jardins, muros de contenção, telhados verdes e mais.

A manta geotêxtil Bidim ainda oferece aplicabilidade em todos os tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas, alto grau de confiabilidade quanto ao seu desempenho por se tratar de um produto de características constantes e contínuo, facilidade na instalação, reduzindo o tempo e custo de execução da obra, redução da quantidade de material a ser utilizado, reduzindo o custo do transporte do mesmo, aumenta a vida útil da estrutura e ajuda a preservar o meio ambiente.

Comece sua obra de telhado verde e adquira sua manta asfáltica e geotêxtil Bidim aqui na Geocontract! Para mais informações ou dúvidas, deixe seu comentário abaixo.