Meio Ambiente

Reciclagem na construção civil: importância e vantagens


Postada em 15/01/2019 às 08:00


Fundamental para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento do setor

 

Por Cláudia Ferreira

 

Por mais simples que você já tenha julgado uma reforma residencial, no final acabou se surpreendendo com a quantidade de entulho gerado. Agora pense em grandes obras, como a de prédios, pontes, estradas, etc. A geração de resíduos é ainda maior. Por isso, pensar em como descartar todo este lixo sem prejudicar o meio ambiente, é essencial, e existem diversas formas.

As soluções para a reciclagem, por exemplo, variam em função do tipo de resíduo a ser tratado. A classificação de resíduos na construção civil no Brasil é dividida em quatro classes:

 

Classe A: resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:

a) De construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem.

b) De construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, etc.), argamassa e concreto.

c) De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios, etc.), produzidas nos canteiros de obras.

 

Classe B: resíduos recicláveis para outras destinações, tais como:

a) Plásticos

b) Papel

c) Papelão

d) Metais

e) Vidros

f) Madeira

g) Gesso

 

Classe C: resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitem a reciclagem ou:

a) Gesso

b) Isopor

 

Classe D: resíduos contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, processos de construção, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde, tais como:

a) Tintas

b) Solventes

c) Óleos e outros

 

 

Vantagens da reciclável na construção civil

Além dos benefícios para o meio ambiente, que já é uma ótima razão para a reciclagem, há também vantagens econômicas e para a imagem da empresa. Veja quais são:

 

Reaproveitamento – Quando reciclados, os entulhos podem se transformar em materiais muito parecidos aos originais. Isso significa que, com a ajuda de um triturador de entulho e outros processos específicos, você pode reaproveitar aqueles recursos sem a necessidade de novas compras.

Redução de custos – A reciclagem é a sua opção mais lucrativa, pois se seu negócio não optar por ela, as duas outras opções que te sobram são: gastos com aterro apropriado e parceria com outra empresa ou a prefeitura.

Certificação LEED – A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmetal Design) é um sistema usado em diversos países para orientar as construções sustentáveis. É tido como o mais importante do mundo e tem como objetivo encorajar o uso de materiais de baixo impacto ambiental, como reciclados, e reduzir a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente.

 

O certificado LEED de sustentabilidade é fornecido às empresas com os melhores procedimentos recicláveis, o que significa que sua empresa pode ser recompensada pelas boas ações em relação ao meio ambiente, além de ser uma excelente publicidade.

Uma instituição que também surgiu das necessidades das empresas recicladoras de entulho de mobilizar e sensibilizar governos e sociedades sobre a problemática do descarte irregular dos resíduos na construção e oferecer soluções sustentáveis para a construção civil em um dos momentos mais importantes da história para o setor produtivo, foi a ABRECON –Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição.

 

Sobre a ABRECON

A ABRECON é uma instituição que representa o que há de mais avançado e inteligente na gestão dos Resíduos da Construção Civil e Demolição – RCD no Brasil.

Para a ABRECON, mais do que reciclar entulho, o que nos moverá nesses novos tempos é a possibilidade de trabalhar em consonâncias com as questões ambientais, de poder livrar os mananciais de lixo, de reduzir o impacto ambiental de produtos extraídos da natureza e de poder gerar mais postos de trabalho para a população carente. Enfim, para a ABRECON, o que nos moverá é o poder de transformar.

 

 

Gostou de saber de todas as vantagens e importância da reciclagem na construção civil? Então não deixe de investir e conhecer também a melhor empresa de distribuição de peças técnicas para sua obra, a Geocontract. Entre em contato e saiba mais!