Impermeabilização

O que são impermeabilizantes? Conheça os principais tipos e suas funções


Postada em 16/01/2019 às 08:00


Utilizados em diversas superfícies, como pisos, lajes, paredes, tecidos e muito mais

 

Por Cláudia Ferreira

 

Os impermeabilizantes são produtos que criam uma manta de proteção na peça ou local em que são aplicados. Essas substâncias impedem a passagem do sol, da chuva, de vapores, fungos e bactérias em diversas superfícies, como pisos, paredes, toldos, sofás, lajes, piscinas, telhados, banheiros e até madeiras.

Os impermeabilizantes são duráveis e apresentam excelente resistência, evitando infiltrações, umidades, cheiros indesejáveis, mofos e rachaduras. Sem contar que os impermeabilizantes protegem as estruturas, dificultam o desgaste e impossibilitam estragos e a desvalorização do móvel ou imóvel.

Muitas pessoas ou construtoras veem os impermeabilizantes como itens de luxo e os tratam como opcionais, e muito pelo contrário, os impermeabilizantes são produtos essenciais para a manutenção do ambiente e qualidade de vida dos moradores. Sem impermeabilizantes de qualidade você pode vir a gastar com infiltrações e rachaduras, e o imóvel sofrerá uma desvalorização muito grande. Por isso, escolher o tipo de impermeabilizante que mais combina com o que você precisa é fundamental.

Impermeabilizantes flexíveis

 

 

 

Os impermeabilizantes flexíveis são usados em situações onde a estrutura está sujeita a movimentações, surgimento de trincas, vibrações e variações de temperatura.

No mercado são vendidos como mantas, aderidas ou não à estrutura. Também fazem parte desse grupo misturas moldadas no local, que, depois de secas, formam uma membrana elástica protetora. Podem ser utilizados em lajes de cobertura, terraços, banheiros, áreas de serviço e reservatórios elevados.

Impermeabilizantes rígidos

 

 

Os impermeabilizantes rígidos são indicados para edificações que não se encontram expostas a mudanças de temperatura. Ou seja, sua aplicação é recomendada para partes mais estáveis da edificação, locais que não são sujeitos ao aparecimento de trincas e fissuras, que podem comprometer a impermeabilização.

Você encontrará este tipo de impermeabilizante como argamassas impermeabilizantes, cimentos poliméricos, cristalizantes, resinas epóxi e outros. Também são encontradas misturas aplicadas em forma de pintura, formando um revestimento impermeável. Sua aplicação é feita em piscinas enterradas, fundações, baldrames, estruturas de contenção e pisos em contato com o solo.

Mantas asfálticas

 

 

Um dos tipos de impermeabilizantes mais usados, a manta asfáltica trata-se de um sistema flexível pré-fabricado, formado por um elemento central – filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro, que conferem ao produto grande resistência mecânica.

A manta é indicada para estruturas sujeitas a movimentação e fissuras, e com dimensões superiores a 50m2 e é classificada em quatro categorias: tração, alongamento, flexibilidade e espessura, que vai de 3 a 4 mm. Aplicável em pequenas lajes não expostas ao sol, banheiros, cozinhas, varandas, baldrames, vigas-calha, etc.

Membranas moldadas no local

 

 

As membranas moldadas no local ou in loco são indicadas para espaços menores ou de acesso mais difícil, como áreas molháveis e pequenas lajes, onde o uso de mantas asfálticas é contraindicado. É utilizada desde o início da impermeabilização de edificações no país e consiste na moldagem de uma membrana impermeabilizante por meio de sucessivas demãos de asfalto derretido intercalado com telas ou mantas estruturantes.

As membranas asfálticas podem ser aplicadas em cozinhas, banheiros, áreas de serviço, lajes de cobertura, terraços, tanques, piscinas, reservatórios, etc.

Membranas sintéticas

 

 

As membranas sintéticas são feitas de ligas elásticas e flexíveis, que se adaptam com facilidade a locais sujeitos a movimentações e vibrações. Também são resistentes aos raios ultravioleta e a ataques químicos, dependendo de sua formulação.

As membranas estéticas podem ser utilizadas em aterros sanitários, lagoas de rejeitos industriais, tanques de estações de tratamento de esgoto, lagos artificiais, entre outros.

Na Geocontract você encontra impermeabilizantes de diversas marcas e de todos estes tipos. Se interessou? Então adicione os melhores impermeabilizantes do mercado no seu carrinho e surpreenda-se com todos os produtos que a empresa Geocontract pode oferecer para sua obra ou reforma!